Planilha de ações: baixe e faça sua análise para investir

Redação EuQueroInvestir
Colaborador do Torcedores

Planilhas de ações costumam ser recursos essenciais para quem quer operar o mercado acionário com mais destreza. A afirmação é do empresário Juliano Custódio.

Por meio de uma live no YouTube, ele ensinou como comprar ações com prazos mais longos, mexendo menos na carteira, mas escolhendo mais adequados.

“Com as planilhas fica mais fácil ranquear as empresas, conforme dados fundamentalistas, utilizando a Fórmula Mágica de Greenblatt”, disse.

Ferramenta ajuda na escolha de suas ações de acordo com balanços

A Fórmula Mágica de Greenblatt consiste em identificar, de maneira simples, companhias listadas em Bolsa que tenham alto valor e fundamentos sólidos, mas que estejam sendo negociadas a preços mais baixos.

Custódio também recomendou que o investidor, iniciante ou não, assine relatórios de casas de análises, a exemplo da Wisir Research, que disponibiliza a preços acessíveis.

O recurso das planilhas também favorece a busca por empresas diretamente pelo ticker, que é o código que a companhia utiliza na Bolsa.

Monitore completamente sua Carteira

Ele disponibilizou uma planilha diretamente no site da EQI Investimentos que conta com mais de 400 empresas.

Acesse sua planilha aqui.

A planilha

Elaborada pelo próprio Custódio, a planilha traz o setor da empresa e também as divisões pelas quais as companhias são classificadas na Bolsa.

Esta classificação é referente ao segmento em que atuam, como Alimentos, Transportes, Shoppings, Energia, Mineração etc.

A planilha traz informações do DY. O Dividend Yield é uma expressão inglesa que significa rendimento do dividendo.

Trata-se de um índice criado para medir a rentabilidade dos dividendos de uma empresa em relação ao preço de suas ações.

Outro dado importante, que também consta na planilha, é o P/L, referente ao preço por ação. Se uma ação tiver um P/L duas vezes maior do que de outra ação, este provavelmente é um investimento menos atrativo.

Conforme Custódio, quanto maior for o P/L, mais “cara” será a ação. Mas, é importante frisar que comparações entre setores diferentes em países ou períodos costumam ser perigosas.

Outro indicador é o EV (Enterprise Value ou Total Enterprise Value). A sigla é o valor da empresa dado pelo mercado, considerando o agregado de todas as suas fontes de financiamento, como credores, acionistas preferenciais, acionistas minoritários, empresas subsidiárias e acionistas ordinários.

Por fim, Custódio também explicou sobre o ROI (Retorno Sobre Investimento), também chamado taxa de retorno, taxa de lucro ou simplesmente retorno.

Diz respeito à relação entre a quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento e a quantidade de recurso investido.