Leia este livro e descubra uma fórmula mágica para bater o mercado

Giovanna Castro
Jornalista formada pela UNESP.
1

Crédito: Livro de Joel Greenblatt apresenta uma fórmula simples para se ter ótimos resultados no investimento de longo prazo -Foto: Reprodução

O livro A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações é uma das leituras obrigatórias para quem está começando no mundo dos investimentos e também para investidores experientes que querem aumentar seu leque de opções no mercado financeiro.

Nele, o autor apresenta uma fórmula simples que promete trazer ganhos acima da média nos investimentos de longo prazo. Basta ter disciplina, foco e seguir as recomendações do especialista, que utiliza matemática básica para provar seus argumentos.

Joel Greenblatt é um veterano experiente do mercado financeiro. Ele criou um fundo de hedge chamado Gotham Funds, que dirige junto com seu parceiro, Robert Goldstein.

Conquiste sua Independência Financeira. Conheça os 4 Pilares para Investir

A Fórmula Mágica é uma das leituras recomendadas pelos especialistas da EQI Investimentos. Está entre as obras que eles leram, gostaram e indicam.

Histórias pessoais

Dispensando exemplos mirabolantes, Joel Greenblatt utiliza seus próprios exemplos, com base no cotidiano, para mostrar como investir em renda variável. E, principalmente: como tomar decisões relacionadas ao dinheiro.

O capítulo inicial do livro, por exemplo, traz a história sobre como o autor fez para que seu filho conseguisse fazer um valuation. Ele o ensinou, ainda criança, a precificar o negócio de um colega de escola, que vendia chicletes.

Dessa forma, ele mostra que qualquer pessoa pode ter uma visão geral sobre como o mercado financeiro funciona. Assim, qualquer pessoa pode (e deve) investir.

Identificando bons negócios e preços atrativos

Um dos focos do livro está em ensinar como identificar bons negócios a preços atrativos. Afinal, ao aprender a encontrar empresas com alto rendimento e baixo valor de mercado para compor sua carteira de ações e conseguir investimentos com alto retorno, você terá a chave para o sucesso.

A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt já foi testada por acadêmicos e investidores profissionais de todo o mundo. O autor apresenta opções de investimentos e ensina a destrinchar as variáveis de cada um, de forma que o investidor chegue à aplicação ideal.

Ele ensina, por exemplo, a diferença entre faturamento e Ebitda. Também mostra que o fato de uma empresa faturar muito não quer dizer, necessariamente, que a rentabilidade dela é muito alta, afinal, há dedução de imposto, investimento, entre outras despesas.

Ao analisar todas essas questões, a aplicação ideal é aquela que, dentro da renda variável, garante que o investidor tenha uma exposição ao risco controlada, mas que, mesmo assim, tenha rendimentos superiores aos oferecidos na renda fixa.

A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt e a taxa de juros baixa

Um ponto interessante é que o livro leva em conta o cenário norte-americano de 2006, quando foi escrito. Já naquela época, não valia tanto a pena investir em renda fixa nos EUA. Afinal, a baixa taxa de juros garante pouca rentabilidade a esses investimentos baseados em crédito.

Hoje, com o Brasil em sua mínima histórica da taxa Selic, o livro se torna ainda mais atrativo. Muitas pessoas estão começando a se arriscar mais na renda variável. Grande parte delas, no entanto, tem um perfil de investidor mais conservador.

Esse investidor mais conservador, mas que não quer abrir mão de uma boa rentabilidade, encontra na obra boas dicas sobre como investir no mercado de ações da forma menos arriscada possível. Aprendendo a calcular esse risco e sabendo onde está aplicando seu dinheiro.

Se você quer saber mais sobre o mercado de ações e como investir, preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato.