Investimentos

Como escolher a melhor corretora para seus investimentos

Com tantas opções no mercado, escolher uma corretora nem sempre é uma tarefa simples.

Como escolher a melhor corretora para seus investimentos
5 de 2 voto[s]

Uma dúvida bastante comum entre os investidores é como escolher a melhor corretora para os seus investimentos.

Cada vez mais as pessoas têm aprendido que é melhor investir fora dos bancos e que há um mundo para além da poupança.

Assim, as corretoras independentes como a XP Investimentos, Easyinvest, Rico, Modal Mais dentre tantas outras, buscam oferecer um maior leque de produtos, além de taxas e serviços diferenciados com vistas a atrair esse público.

Saber escolher bem uma corretora é fundamental se você não quer ter surpresas desagradáveis no futuro, principalmente quando estamos falando de dinheiro.

Por isso, ao longo deste artigo, você descobrira quais são os pontos mais importantes que devem ser considerados ao escolher uma corretora para seus investimentos.

Boa leitura!

O que é e como funciona uma corretora de valores?

Uma corretora de investimentos, ao contrário do que muitos pensam, não funciona como um banco convencional do varejo.

business team investment entrepreneur trading P67TWFX By Rawpixel - Como escolher a melhor corretora para seus investimentos
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By Rido81.

Apesar de alguns pontos serem similares entre essas instituições, como o fato de você abrir uma conta e poder fazer transferências via TED, uma corretora é, em sua essência, uma espécie de instituição financeira responsável por fazer a intermediação entre pessoas interessadas em investimentos.

Você já deve ter reparado que os bancos tradicionais, tais como o Banco do Brasil, o Itaú e o Bradesco, por exemplo, também oferecem opções de investimentos aos seus clientes.

No entanto, o que muitos não sabem é que, por trás desses bancos, há, também, uma corretora que administra essas aplicações.

A grande diferença entre as corretoras dos grandes bancos e as corretoras independentes, como a XP Investimentos, está na diversidade de aplicações que estão acessíveis aos clientes.

Em uma corretora de banco, você poderá investir apenas em aplicações daquele banco. Assim, se você deseja investir em um CDB, por exemplo, ficará preso às aplicações disponíveis naquela instituição bancária.

Já as corretoras independentes funcionam de uma maneira totalmente diferente. Nelas, você consegue comprar títulos de vários bancos ao mesmo tempo, além de encontrar opções para investir no Tesouro Direto e na Bolsa de Valores.

Na XP Investimentos, por exemplo, você encontra produtos de mais de 40 bancos, desde os maiores até os menores. Assim, você se sentirá como em um verdadeiro shopping de investimentos, em que poderá escolher entre diversos produtos e poderá escolher aqueles com a melhor rentabilidade.


Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


Por que você precisa de uma corretora para investir?

Pessoas acostumadas a investir por meio do seu banco podem relutar um pouco quando o assunto é mudar para uma corretora. Mas por que isso acontece?

pensive man comparing different possibilities and 3AZH5VC By stokkete - Como escolher a melhor corretora para seus investimentos
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By stokkete.

É claro que e mais fácil investir em um banco, afinal, o seu dinheiro já está lá e tudo o que você precisa fazer é entrar em contato com o seu gerente e autorizar uma determinada aplicação, não é mesmo?!

O problema é que essas pessoas não sabem, mas estão perdendo dinheiro ao investir nas aplicações oferecidas pelo seu banco, até mesmo naquelas que parecem mais rentáveis como um CDB.

Por que isso acontece? Simples: os grandes bancos possuem uma quantidade imensa de clientes em sua base, logo, para eles não é difícil captar dinheiro no mercado. Em função disso, podem oferecer produtos com péssimas rentabilidades, tais como 80% da CDI para um título de CDB de vários anos.

Além disso, eles ainda podem te (enganar) oferecer um título de capitalização e dizer que esse é um bom investimento se você não consegue juntar dinheiro. No entanto, podemos afirmar categoricamente que essa é a melhor maneira de fazer você perder dinheiro.

Já nas corretoras de investimentos é diferente, pois, como elas costumam trabalhar com uma grande variedade de bancos, inclusive os menores, você poderá acessar a plataforma e escolher entre aqueles títulos que estão mais voltados para os seus objetivos.

Quem costuma investir em CDB, por exemplo, pode encontrar facilmente nas corretoras alguns títulos que pagam rentabilidades acima de 110% da CDI.

Além disso, outra vantagem das corretoras em relação aos bancos é que, nelas, o processo é totalmente digital.

Algumas corretoras, como a XP Investimentos, também oferecem a seus clientes a opção de aplicativo para smartphones, ou seja, você poderá gerir a sua carteira de investimentos quando e onde quiser.

Para saber mais motivos pelos quais você deve investir por meio de uma corretora, assista ao vídeo a seguir:

Fatores que devem ser observados ao escolher uma corretora

Para que possam atuar no mercado, as corretoras de investimentos precisam seguir uma série de dispositivos presentes na legislação brasileira e, também, ter autorização dos órgãos que regulam o setor como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e o Banco Centra do Brasil.

Assim, antes de optar por uma corretora de investimentos, é importante que você faça uma breve pesquisa e verifique se ela possui autorização para funcionar, pois, do contrário, você pode correr o risco de perder o seu dinheiro.

Além disso, há outros fatores que devem ser considerados quando você estiver buscando uma corretora de valores. Falaremos um pouco sobre cada um deles a seguir:

  1. Quais são as taxas cobradas pela corretora

As corretoras de investimentos podem cobrar algumas taxas de seus clientes para a prestação de determinados serviços, pois é isso que garante o seu funcionamento.

No entanto, várias corretoras do mercado oferecem taxa zero para alguns tipos de operações, ou seja, você poderá investir mesmo sem pagar uma taxa para a corretora.

Isso é muito diferente do que os bancos costumam fazer, pois, para quase tudo o que você faz em um banco, há uma taxa embutida, escondida, suprimida e por aí vai.

20190623 103554 1 - Como escolher a melhor corretora para seus investimentos

Nas corretoras, por exemplo, você não paga nada para abrir uma conta ou para mantê-la. Por isso, mesmo que você abra a sua conta e não faça nenhum tipo de investimento, a corretora não cobrará nada de você.

Além disso, várias corretoras do mercado isentam seus clientes das taxas de transferências, como TED e DOC. Assim, sempre que você for retirar o seu lucro da conta na corretora, não precisará se preocupar com mais esse custo.

Como cada corretora possui uma política de taxas diferente, e que pode mudar a qualquer momento, não podemos dizer neste artigo quais sãos as taxas cobradas pelas principais corretoras do mercado.

Nesse caso, o melhor é acessar o site da corretora e pesquisar sobre as taxas cobradas por ela e se estão de acordo com os seus objetivos.

  1. Facilidade em utilizar a plataforma

Outro ponto importante a ser observado na hora de escolher uma corretora é a facilidade de uso de sua plataforma.

Esse é um ponto em que as corretoras têm investido bastante, pois, quanto mais fácil de usar, mais clientes poderão encontrar investimentos melhores para aplicar o seu dinheiro.

Para quem investe em ações ou outros ativos da Bolsa de Valores, conhecer o home broker da corretora também é fundamental, pois essa aplicação fará parte do seu dia a dia enquanto investidor.

Verifique, também, se a corretora oferece outras soluções para quem deseja investir com mais agilidade. Na XP Investimentos, por exemplo, você encontra a aplicação desktop chamada XP Pro.

Com o XP Pro será possível realizar negociações na Bolsa de Valores com mais agilidade do que os sistemas de home broker convencionais, que funcionam por meio de navegadores de internet.

Ou seja, você poderá sair na frente dos demais investidores e, assim, negociar suas ações com muito mais rapidez.

male architect in office PTV3CYY By nexusplexus 2 - Como escolher a melhor corretora para seus investimentos
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By nexusplexus.

Como a palavra mobilidade é tudo hoje em dia, também vale verificar se a corretora oferece alguma solução mobile, como aplicativos que podem ser instalados em celulares, tablets e outros dispositivos móveis.

  1. Existem muitas opções de investimentos disponíveis?

Você já deve ter percebido, até aqui, que investir por meio dos grandes bancos pode ser um grande erro, pois eles irão oferecer apenas produtos ligados aos próprios bancos.

No mundo dos investimentos, quanto mais opções você tem, melhor, pois, assim, você conseguirá optar entre aqueles produtos que garantam os maiores rendimentos.

Outra vantagem de ter vários produtos a sua disposição é a possibilidade de diversificar a sua carteira de investimentos.

Isso ajuda, por exemplo, a reduzir alguns riscos que podem existir quando você tem dinheiro aplicado em determinados tipos de investimentos, pois, caso tenha algum tipo de perda em algum deles, a rentabilidade das demais aplicações pode cobrir essa perda.

Quem investe em ações, por exemplo, busca diversificar a sua carteira de investimentos adquirindo produtos de renda fixa, pois são mais seguros e possuem uma boa rentabilidade.

Por isso, antes de escolher uma corretora, verifique se ela possui uma boa variedade de produtos e de instituições cadastradas. Isso fará toda a diferença em seus resultados no futuro.

man putting dollar banknote into piggy bank XDEBQ8H By Prostock studio - Como escolher a melhor corretora para seus investimentos
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By Prostock-studio.
  1. Qualidade do atendimento prestado

Por mais que uma corretora ofereça os melhores produtos, se ela não possuir um bom atendimento ao cliente, de nada irá adiantar.

Imagine, por exemplo, se você está em dúvida acerca de alguma funcionalidade dentro do sistema da corretora, mas ela não possui uma pessoa para te atender e tirar essa dúvida?

É por esse motivo que você deve, antes de começar a investir, verificar se essa corretora possui um bom serviço de atendimento, seja ele via telefone, via chat ou mesmo presencialmente.

Vale lembrar que algumas corretoras oferecem a seus clientes a possibilidade de contar com um assessor de investimentos, ou seja, um especialista em investimentos que irá prestar um serviço personalizado.

Quer saber mais sobre assessoria de investimentos? Então confira o tópico a seguir.

O que é o serviço de assessoria de investimentos?

Um assessor de investimentos é alguém com profundos conhecimentos sobre o mercado e que está apto a te ajudar a montar uma carteira de investimentos com um ótimo retorno e voltada para os seus objetivos.

Em linhas gerais, o assessor de investimentos trabalha de uma forma parecida a um gerente de banco. A principal diferença é que o objetivo desse profissional não é enriquecer um banco, mas tornar você uma pessoa mais rica.

handshaking in office PXDHN5E By choreograph - Como escolher a melhor corretora para seus investimentos
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By choreograph.

Assim, quando você tem um assessor de investimentos, essa pessoa conhecerá os seus objetivos e o seu perfil de investidor.

Com base nisso, sempre que surgirem boas oportunidades no mercado, esse assessor entra em contato com você. Assim, você não precisa se preocupar em ficar monitorando o mercado a todo momento.

Aqui na EuQueroInvestir você encontra um grupo de assessores focado em cuidar dos seus investimentos. E o melhor: de forma gratuita.

Para saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco por meio da opção “Assessor de Investimentos”, presente em nosso site.

Como investir com a XP Investimentos

Você já deve ter percebido, até aqui, que a escolha de uma corretora requer, em primeiro lugar, conhecer essa empresa e entender como ela funciona.

A EuQueroInvestir é um agente autônomo de investimentos que tem como parceira a XP Investimentos, a maior corretora do Brasil.

Por isso, convidamos você a conhecer um pouco mais a XP Investimentos e o nosso serviço de assessoria. Para isso, assista ao vídeo abaixo, em que Juliano Custódio explica detalhadamente como investir através da XP Investimentos:

Considerações finais

Graças às corretoras, hoje em dia não é mais necessário que você procure um banco quando quiser investir.

Isso provocou uma verdadeira revolução no cenário dos investimentos no Brasil, pois, com mais concorrência, os bancos precisaram se mover para oferecer melhores produtos e serviços para os seus clientes.

No entanto, as corretoras de investimentos são a melhor opção para quem deseja investir, principalmente em função da diversidade de produtos que elas oferecem aos seus clientes.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a refletir sobre o assunto e que você consiga escolher a melhor corretora para investir o seu dinheiro.

A EuQueroInvestir está a sua disposição. Caso ainda tenha restado alguma dúvida, entre em contato com um de nossos assessores de investimentos e teremos prazer em lhe atender.

Késia Rodrigues - Colaboradora Independente

Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por literatura, viagens, tecnologia e finanças.

Artigos Relacionados

Close