A Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3) anunciaram nesta quarta-feira (28) que firmaram acordo para combinação das operações, dando origem à nova empresa Americanas.
A proposta encaminhada pelos Conselhos de Administração da Lojas Americanas e da B2W será votada nas Assembleias Gerais Extraordinárias no dia 10 de junho.
De olho em retomada do comércio, setor de varejo une forças
De acordo com o comunicado, a relação de troca proposta é de 0,18 ação da B2w por 1 da Lojas Americanas (LAME4).
Em fato relevante, as companhias explicaram que o processo se dará em duas etapas.
Veja a íntegra do comunicado aqui
Na primeira etapa ocorre a combinação e integração dos negócios, com os ativos operacionais de Lojas Americanas sendo incorporados pela B2W, criando a Americanas S.A, nova companhia 100% integrada (Físico, Digital, Logística e Fintech) em uma única plataforma.
Lojas Americanas (LAME4) registra alta de 0,6% no lucro no 4TRI
Alto nível de governança corporativa
A Americanas será listada no Novo Mercado da B3, o mais alto nível de governança corporativa.
A Lojas Americanas (LAME3 e LAME4) seguirá listada no Nível 1, de forma transitória, como um “veículo de investimento” com participação na Americanas s.a..
B2W (BTOW3) reverte prejuízo e lucra R$ 15,6 mi no 4TRI
Isso tem o objetivo de maximizar a experiência do cliente, continuar a missão de criação de valor no longo prazo e criação de um motor de M&A ainda mais poderoso. De acordo com a B2EW, esta fase acontece em aproximadamente 40 dias.
Na segunda etapa, a Lojas Americanas S.A. pretende criar um veículo no exterior para listagem nos EUA que se chamará Americanas inc.
Conforme a nota, essa fase tem como objetivo elevar a história de investimento da companhia para um patamar global e promover o alinhamento estratégico de longo prazo com os acionistas.
A estimativa é que esta fase seja concluída em menos de 1 ano.
De acordo com a B2W, a combinação das operações é uma oportunidade única de acelerar a evolução dos negócios.
Americanas S.A. uma “companhia mais poderosa”
A nova companhia será mais poderosa e mais valiosa do que a combinação das partes, pois representará o resultado de uma soma contínua, um novo ecossistema totalmente integrado para gerar valor, com base em cinco pilares: efeito de rede, tecnologia proprietária, economia de escala, marca reconhecida, e uma plataforma de M&A ainda mais forte.
A Americanas s.a. iniciará uma nova jornada de criação de valor, com o cliente no centro da estratégia e alinhada a uma forte agenda de ESG.
Com um time de 34 mil associados com cultura de dono, a Americanas S.A já nascerá com mais de 90 milhões de clientes cadastrados sendo 46 milhões de clientes ativos, 1.707 lojas de 5 diferentes formatos presentes em 765 cidades, uma plataforma digital completa que conecta compradores e vendedores, uma fintech com mais de 19 milhões de downloads e aceitação em 3 milhões de estabelecimentos, uma plataforma de logística e fulfillment com capilaridade nacional.