Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Às vésperas do PIB do 1º trimestre, mercado revisa projeções de crescimento em 2021

Às vésperas do PIB do 1º trimestre, mercado revisa projeções de crescimento em 2021

O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no primeiro trimestre é divulgado nesta terça-feira, 1º de junho. Parte do mercado, no entanto não esperou o indicador para já revisar as projeções para o ano. Na segunda quinzena de maio, casas como Itaú, UBS, Credit Suisse e outras subiram a expectativa de crescimento no ano.

Segundo levantamento do Estadão com 35 instituições, a média de crescimento passou de 3,2% para 3,8%. Credit Suisse revisou a projeção para 4%, enquanto Itaú Unibanco espera algo entre 4% e 5%, a depender do resultado do primeiro trimestre.

UBS passou a apostar em uma alta de 4,5%. Já a XP Investimentos espera alta de 4,1% e a XP Asset, de 4,7%.

O próprio governo também ampliou de 3,2% para 3,8% a expectativa para o PIB 2021.

Expectativa positiva para o PIB

Parte das casas passaram a revisar as projeções após resultados positivos no começo do ano. Apesar da queda de março, o IBC-Br, índice de atividade econômica do Banco Central considerado uma prévia do PIB, ficou em 2,3% no primeiro trimestre.

O Monitor do PIB da Fundação Getúlio Vargas (FGV), por sua vez, subiu 1,7% no período.

A leitura do mercado é que o isolamento social do começo do ano e a parada do auxílio emergencial tiveram menos impacto na economia do que o imaginado. Com isso, o PIB do primeiro trimestre deve vir mais forte.

Para o segundo semestre, a expectativa é positiva por causa da vacinação. Apesar do ritmo a passos lerdos, espera-se que boa parte da população esteja imunizada e que a economia acelere a recuperação.

A alta das commodities também deve impulsionar alguns setores da economia, como Usiminas, Gerdau e outras.

Além disso, não devemos esquecer que partimos de um patamar baixo de comparação. Em 2020, o PIB recuou 4,1%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o trader profissional Rafael Ferri, que participou da quarta edição da Money Week, as expectativas estavam defasadas. “Com a economia crescendo quase 5%, devemos ver a volta do investidor estrangeiro”, disse no evento ao projetar o Ibovespa próximo a 160 mil pontos.

Atualmente, o principal índice de ações da B3 está na faixa de 120 mil pontos.