Home
Notícias
Agenda da semana tem prévia do PIB, volume de serviços e projeções para inflação e Selic

Agenda da semana tem prévia do PIB, volume de serviços e projeções para inflação e Selic

A agenda da semana que se inicia terá como principais focos no mundo o acompanhamento da campanha de vacinação e a evolução da variante delta.

A agenda da semana que se inicia terá como principais focos no mundo o acompanhamento da campanha de vacinação e a evolução da variante delta do coronavírus, que vêm ameaçando o crescimento mundial.

Atenção também aos dados de inflação e às projeções sobre retirada ou não de estímulos das economias. É grande a expectativa sobre quando terá início o tapering nos EUA. Segundo o Federal Reserve, banco central americano, isso se dará quando Covid e inflação estiverem sob controle e o mercado de trabalho estiver em recuperação consistente.

No Brasil, particularmente, o cenário político ainda demanda bastante atenção e pode mexer com os mercados.

Agenda da semana: inflação e Selic no radar

Os próximos dias devem ter muita especulação sobre para onde irá a Selic, taxa básica de juros, atualmente em 5,25%. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central volta a se reunir dias 21 e 22 de setembro. No último encontro, já foi sinalizado mais um aumento de 1%, mas o mercado aumenta as apostas com dados de inflação preocupantes.

O principal indicador de inflação do país, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), teve alta de 0,87% em agosto, acima da projeção de 0,71% do mercado, mas abaixo do 0,96% de julho. Esta é a maior alta para o mês desde 2000. Com o resultado, o IPCA acumula altas de 5,67% no ano e de 9,68% nos últimos 12 meses.

Publicidade
Publicidade

Para o mercado, cuja percepção é captada toda semana via Boletim Focus, do Banco Central, a taxa de juros deve fechar o ano em 7,63%.

Agenda da semana: prévias do PIB

Outros dados bastante relevantes do país são as prévias para o Produto Interno Bruto (PIB). Na quarta-feira (15) sai o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). O IBC-Br é mensal, divulgado pelo Banco Central, ao passo que o PIB é divulgado trimestralmente pelo IBGE.

Em sua última leitura, o IBC-Br avançou 1,14% em junho, ante projeção de alta de 0,50% na margem. Em maio, houve recuo de 0,43%. A expectativa para julho é de crescimento, com o avanço da vacinação e a reabertura da economia.

Já na sexta-feira (17) sai o Monitor do PIB da FGV. Na última leitura, houve retração de 0,3% na atividade econômica no 2TRI21 ante o trimestre anterior.

Agenda da semana: Pesquisa Mensal de Serviços

Na terça-feira (14) será divulgada a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. Na última leitura, o volume de serviços cresceu 1,7% na passagem de maio para junho, alcançando o patamar mais elevado desde maio de 2016. O resultado foi bem superior à projeção de alta de 0,2% do mercado.

Em relação a junho de 2020, o avanço foi de 21,1%, sendo a quarta taxa positiva consecutiva. No acumulado do ano, o setor cresceu 9,5%. Em 12 meses, o crescimento é de 0,4%. Vale lembrar que o setor é o de maior peso no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Veja a agenda da semana com os principais indicadores:

Segunda-feira, 13 de setembro

  • Preços por atacado Alemanha
  • Boletim Focus Brasil, 8h23
  • Novos empréstimos China

Terça-feira, 14 de setembro

  • Produção industrial Japão
  • Taxa de desemprego Reino Unido
  • Investimento estrangeiro direto China
  • Pesquisa Mensal de Serviços, IBGE, 9h
  • Índice de Preços a Consumidor (IPC) EUA, 9h30
  • Produção industrial China, 23h
  • Vendas no varejo China, 23h

Quarta-feira, 15 de setembro

  • Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e ao Produtor (IPP) Reino Unido
  • Índice de Preços no Atacado Alemanha
  • Produção industrial zona do euro de julho
  • IBC-Br de julho, Banco Central, com prévia do PIB, 9h
  • Índice Empire State de atividade industrial EUA, 9h30
  • Produção Industrial EUA de agosto, 10h15

Quinta-feira, 16 de setembro

  • Balança comercial da zona do euro, 6h
  • IGP-10 Brasil, FGV, 8h
  • IPC-S da segunda quadrissemana Brasil FGV, 8h
  • Icomex, Brasil FGV, 10h
  • Novos pedidos de seguro-desemprego EUA, 9h30
  • Vendas no varejo EUA, 9h30

Sexta-feira, 17 de setembro

  • Vendas no varejo Reino Unido
  • Índice de Preços ao Consumidor (IPC) zona do euro, 6h
  • Monitor do PIB FGV, 10h
  • Confiança do Consumidor da Universidade de Michigan EUA, 11h