O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos subiu 4,3% no quarto trimestre, acima da estimativa anterior de 4,1%. No ano de 2020, o recuo do PIB foi de 3,5%.
Os dados fazem parte da leitura final divulgada nesta quinta-feira pelo Departamento de Comércio.
A leitura indica desaceleração do crescimento, após retomada bastante acelerada pós-primeira onda da pandemia.
Vale lembrar que, no terceiro trimestre, o PIB real dos EUA aumentou 33,4%, uma marca recorde no país. Enquanto que, no segundo trimestre, caiu 31,4%. E no primeiro, recuou 5%.
A queda anual é considerada bem mais amena do que o aguardado no início da crise do coronavírus, quando as previsões davam conta de um tombo de 5,6%.
Segundo o relatório, o resultado reflete a recuperação econômica continuada das quedas acentuadas no início de 2020, promovidos pelo impacto da pandemia de coronavírus. Reflete ainda as novas restrições e fechamentos promovidos pela chamada “segunda onda” do vírus.
A revisão para cima do PIB reflete, principalmente, uma melhora da leitura do investimento em estoque privado. As exportações também aumentaram na comparação com a segunda prévia, informa o relatório.
O consumo pessoal cresceu 2,3% no trimestre. O índice de preços do PIB subiu 1,9%. O núcleo do índice de preços aumentou 1,3%. E os estoques, 1,37%.

Reprodução/Departamento do Trabalho