PIB dos Estados Unidos bate alta recorde de 33,4% no terceiro trimestre

Victória Anhesini
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos divulgou nesta terça-feira (22) os números atualizados do PIB do país. De acordo com o escritório oficial de estatísticas do departamento (BEA), a economia cresceu 33,4% no terceiro trimestre em relação ao segundo.

O número atual é maior que os divulgados na primeira e segunda prévias, que eram de 33,1% em ambas.

O aumento na revisão reflete principalmente o crescimento das despesas de consumo pessoal. E também dos investimentos fixos não residenciais, conforme o Departamento de Comércio dos EUA. Entretanto, a economia norte-americana está 3,5% abaixo do patamar que se encontrava no final de 2019.

Além disso, essa alta vem sobre uma base fraca. Entretanto, também simboliza uma recuperação significativa da economia após a queda de 31,4% nos três meses anteriores. O valor é o pior desde a Grande Depressão, em 1929.

FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aponta uma queda de 4,3% do PIB dos EUA em 2020. Conforme o FMI, as projeções de crescimento no quarto trimestre estão abaixo de uma taxa anualizada de 5%. 

Entretanto, mesmo com o início de uma campanha de vacinação contra a Covid-19, os economistas reduziram suas previsões para o primeiro trimestre de 2021. A diminuição é consequência da segunda onda de infecções. No último dia 14, os EUA chegaram a 300 mil mortes pela doença.

Pacote de estímulos

Na última segunda-feira, o Congresso americano aprovou um novo pacote de estímulos de aproximadamente US$ 900 bilhões. A novela do pacote se arrastou durante o segundo semestre de 2020, com a espera das eleições presidenciais do país.

O auxílio leva pagamentos diretos à população vulnerável e também para pequenos empresários. Além disso, há uma destinação de fundos para distribuição de vacinas, dinheiro para escolas e companhias aéreas, que sofreram especialmente durante a crise.

Embora esse pacote de recursos proporciona alguma proteção, economistas consideram insuficiente. E, por fim, acreditam que veio tarde demais, além de excluir recursos para governos estaduais e locais, cujos orçamentos foram apertados pela pandemia.

Gostaria de ter orientação sobre como investir e onde? Preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos poderá ajudar em sua jornada.