Você sabia que ‘Warren Buffett investe como as mulheres’?

Yolanda Fordelone
Colaborador do Torcedores

O que Warren Buffett – um dos maiores investidores de todos os tempos – e as mulheres tem em comum? Segundo Louann Lofton, muitas características, pelo menos no que diz respeito do mundo dos investimentos. Lofton é autora do livro “Warren Buffett investe como as mulheres”, lançado em 2013 e vendido atualmente R$ 26 no Kindle. O livro físico está temporariamente indisponível nas livrarias.

Segundo Lofton, Warren Buffett  investem melhor do que a maioria dos homens. Então, se você é mulher e está pensando em começar a investir (ou mesmo se já investe) deveria ler a obra para entender melhor sobre os comportamentos que fazem o grupo se destacar.

A autora estudou o comportamento dos dois grupos por muitos anos, desde a crise de 2008. Com isso, chegou a algumas conclusões.

Análises e Resumos do mercado financeiro com leituras de 5 minutos. Conheça a EQI HOJE

Mulheres são mais pacientes, o que faz com que no mundo dos investimentos alcancem melhores resultados no longo prazo. Em resumo, elas estudam mais sobre as empresas e são mais céticas quanto às verdades do mercado. Elas também são menos ansiosas no que diz respeito a decisões financeiras.

O comportamento, segundo Lofton, tem a ver também com questões biológicas: o menor nível de testosterona. Com isso, as mulheres em geral são mais avessas ao risco e não investem em empresas que não entendem sobre o negócio, assim como Warren Buffett. O mega investidor é conhecido justamente por só ter em sua carteira companhias nas quais ele acredita no crescimento.

Já os homens agem de maneira mais compulsiva nos investimentos e com mais ousadia. Justamente por não ter um excesso de confiança, as mulheres se saem melhor quando o mercado está em queda. Outra característica é a busca por uma maior diversificação.

Mas isso não significa que isso não possa mudar entre o sexo masculino. Warren Buffett é a prova viva disso: ele é conhecido por ser um investidor que seleciona muito bem seu portfólio de empresas, as estuda profundamente e toma suas decisões com base nos fundamentos das companhia e não na impulsividade.

Por isso, o livro acaba se tornando uma leitura fundamental também para os homens que querem aprender a ter mais paciência nos investimentos. O próprio Warren Buffett teve acesso à teoria do livro e concordou com a lógica do comportamento defendida pela autora.

Os segredos da mente milionária’: como mudar os conceitos sobre dinheiro