‘Os segredos da mente milionária’: como mudar os conceitos sobre dinheiro

Redação EuQueroInvestir
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Divulgação

Este resumo oferece a você os principais pontos do livro “Os segredos da mente milionária”, com os 17 arquivos de riqueza que o ajudarão a alcançar o sucesso financeiro.

Atingir um patrimônio de R$ 100 mil é para poucos, o que amplia o desafio de busca pelas melhores aplicações para multiplicá-lo

Você entenderá que as influências da infância ligadas ao dinheiro determinam seu comportamento financeiro atual. Além disso, o livro “Os segredos da mente milionária” propõe que, por meio do pensamento, é possível “virar a chave” e redefinir o seu modelo de dinheiro.

Acesse esse material especial para avaliar resultados, performance e dividendos dos melhores FIIs no mercado.

Parte I – Resumo de ‘Os segredos da mente milionária’

Todo mundo tem uma relação única com dinheiro e riqueza. Algumas pessoas têm o toque Midas, transformam tudo o que encostam em ouro.

Já outras ganham muito dinheiro com um bom negócio, mas acabam perdendo tudo com maus investimentos. Outros ainda sequer investem um centavo e ficam sem dinheiro o tempo todo.

Você sabia que algumas das maiores oportunidades de ganhos da bolsa estão nas Small Caps? Quer saber mais sobre essas ações e como investir? 

Todos têm estruturas de pensamento específicas salvas permanentemente em seus “discos rígidos” internos.

Quer começar o dia bem-informado com as notícias que vão impactar o seu bolso? Clique aqui e assine a newsletter EQI HOJE!

As experiências e modelos da infância moldam esses padrões de pensamento e guiam nosso comportamento a tal ponto que influenciam diretamente nosso nível de riqueza mais tarde.

Quer falemos de milhares, milhões ou até bilhões, a renda das pessoas dificilmente acaba se desviando dos níveis que foram estabelecidos na infância.

Isso porque o subconsciente delas as regula como um termostato.

Logo, se o termostato estiver baixo demais, assim que põem as mãos em dinheiro extra, as pessoas gastam todo seu dinheiro.

Como mudar a programação da mente

Por outro lado, se o termostato estiver alto em riqueza, as pessoas imediatamente compensarão a escassez de dinheiro economizando e geralmente conseguem fazer com que a riqueza cresça.

Para aqueles que estão programados para obter uma renda baixa, não importa o potencial, dificilmente ficarão ricos ou acumularão riquezas duradouras.

Então, para mudar a programação, é essencial desconsiderar seus antigos padrões de pensamento e substituí-los por pensamentos milionários.

Em outras palavras, as raízes velhas precisam ser substituídas para darem novos frutos.

Segundo o autor de “Os segredos da mente milionária”, aquilo que não vemos tem muito mais poder sobre nós do que o que vemos.

Dessa forma, o problema nem sempre pode ser resolvido na esfera física, muitas vezes demanda mergulhar mais profundo nas outras bases, mergulhar no invisível.

Todos fomos ensinados a agir e pensar de uma determinada maneira sobre dinheiro e isso condiciona o indivíduo a agir de determinada maneira ao longo de toda uma vida.

Segundo o autor, isso só pode ser mudado alterando os arquivos de dinheiro existentes no seu “drive interno”. Ou seja, ao mudar sua programação (condicionamento) todo o resto pode ser alterado.

Parte II – Arquivos de Riqueza

De maneira ilustrativa, a mente nada mais é do que um grande arquivo.

Todas as informações inseridas são marcadas e arquivadas em pastas, para facilitar a recuperação e ajudá-lo a sobreviver.

Em qualquer nova situação que precise enfrentar, ou decisão que precise tomar, você irá para os arquivos de sua mente.

Entretanto, se tiver apenas arquivos no seu drive-interno que não contribuam para o sucesso financeiro, essas serão as únicas escolhas que conseguirá fazer.

Por outro lado, se seus arquivos mentais contribuírem para a sua prosperidade, um caminho de abundância se abrirá para você.

No total, “Os segredos da mente milionária” relata 17 arquivos de riqueza que iremos explicar a seguir.

1º Arquivo de Riqueza

As pessoas com mentalidade rica pensam “eu crio minha vida”. As pessoas com mentalidade pobre pensam “A vida é algo que acontece comigo”.

Se você quer ser bem-sucedido financeiramente, precisa internalizar a ideia de que é você quem controla sua própria vida.

As pessoas ricas sabem que estão ao volante, enquanto as pessoas financeiramente mais fracas estão sempre no banco de trás, cedendo controle sobre sua renda a outras pessoas.

Você é o único responsável por criar sua prosperidade ou sua mediocridade. Do mesmo modo, é você quem cria seus problemas com falta de dinheiro e sucesso.

2º Arquivo de Riqueza

“Os ricos jogam o jogo do dinheiro para ganhar. As pessoas com mentalidade pobre jogam para não perder.”

No que diz respeito ao jogo do dinheiro, a principal preocupação das pessoas de mentalidade pobre é a sobrevivência e a segurança, em vez de criar riqueza e abundância.

Por outro lado, o objetivo das pessoas de mentalidade rica é ter enorme riqueza e abundância.

Lembre-se do poder da intenção: se sua intenção é ter o suficiente para pagar as contas, então é somente isso que você receberá, nada além disso.

3º Arquivo de Riqueza

“Pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas, já as de mentalidade pobre apenas gostariam de ser ricas.”

A imensa maioria das pessoas têm mensagens internas incompatíveis com a riqueza.

Muitos têm em seu subconsciente arquivos negativos que dizem que há algo de errado em ser rico.

Em outras palavras, a principal razão pela qual as pessoas não conseguem o que querem é que não sabem o que querem.

No entanto, para enriquecer de verdade, você precisa ter a convicção absoluta de que pode conquistar a riqueza e que de fato a merece.

Como diria Eker: “Serei rico ou morrerei tentando.”

4º Arquivo de Riqueza

“Enquanto ricos pensam grande, os de mentalidade pobre pensam pequeno”.

A equação é simples: grandes pensamentos levam a grandes ações, o que abre a porta para ganhar muito dinheiro.

Pensar pequeno em pequenas dimensões significa obter rendimentos baixos.

5º Arquivo de Riqueza

“Pessoas ricas se concentram em oportunidades. As pessoas pobres se concentram nos obstáculos.”

Não se trata de ter pensamentos positivos, o ponto que o autor quer abordar é como a pessoa se posiciona perante o mundo.

Enquanto as pessoas com mentalidade pobre tomam decisões baseadas no medo, os ricos, por sua vez, assumem a responsabilidade pelos resultados de suas vidas e agem de acordo com a disposição mental de “vai dar certo porque eu farei funcionar”.

Pessoas ricas são confiantes de que, enquanto estiverem no jogo do dinheiro, poderão tomar decisões inteligentes no momento presente, fazendo correções e ajustando as velas em tempo real.

As pessoas pobres nunca agem e, portanto, sempre perdem, segundo este ensinamento de “Os segredos da mente milionária”.

6º Arquivo de Riqueza

“Os ricos admiram outros ricos e prosperam. As pessoas com mentalidade pobre têm ressentimentos com pessoas ricas e que prosperam.”

Os de mentalidade pobre frequentemente olham para o sucesso de outros com ressentimento, ciúme e inveja.

No entanto, se sua visão sobre pessoas ricas é ruim, você nunca poderá ser rico.

Como você pode ser aquilo que despreza profundamente?

Somos criaturas de hábitos, e para superar esse ou qualquer outro hábito precisamos praticar: em vez de nutrir ressentimento para com as pessoas ricas, o autor sugere praticar o sentimento de admiração por elas.

Como diria Eker “abençoe aquilo que você quer”.

7º Arquivo de Riqueza

“Pessoas ricas se associam a pessoas positivas e prósperas. Pessoas pobres se relacionam com pessoas negativas e malsucedidas”

Aqueles que obtêm sucesso enxergam outras pessoas prósperas como fonte de motivação, como um exemplo a ser modelado.

Já quanto os de mentalidade pobre ouvem falar da prosperidade de outras pessoas, frequentemente os julgam, criticam, zombam deles e tentam desqualificá-los.

8º Arquivo de Riqueza

“As pessoas ricas estão dispostas a se promover. As pessoas pobres pensam negativamente quando se trata de vender e se autopromover.”

Ficar incomodado com autopromoção é um dos maiores obstáculos ao sucesso.

9º Arquivo de Riqueza

“Pessoas ricas são maiores que seus problemas. As pessoas pobres são menores que seus problemas.”

O caminho que leva à riqueza está repleto de armadilhas e é por isso que a maioria das pessoas não o segue: elas não querem complicações, dores de cabeça ou responsabilidades. Em suma, não querem problemas.

Pessoas de mentalidade pobre farão quase tudo para evitar problemas. Eles veem um desafio e fogem.

Mas a verdade é que o segredo do sucesso é crescer para que você seja maior do que qualquer problema.

Pessoas ricas e prósperas são orientadas para soluções. Elas usam seu tempo e energia para adotar estratégias e planejar as respostas que devem dar aos desafios que surgem.

10º Arquivo de Riqueza

“Pessoas ricas são excelentes recebedoras. Os de mentalidade pobre são maus recebedores.”

A razão número 1 pela qual a maioria das pessoas não atinge todo o seu potencial econômico é: elas não sabem receber.

Muitas, inclusive, sentem-se indignas ou não merecedoras.

Harv diz que esse comportamento de baixa autoestima vem sempre do condicionamento estabelecido.

É da natureza da mente humana criar crenças limitantes, segundo o livro “Os segredos da mente milionária”. T. Harv diz que: “se um carvalho de 30 metros de altura tivesse a mente de um ser humano, cresceria apenas 3 metros”.

11º Arquivo de Riqueza

“Os ricos escolhem serem pagos com base nos resultados. Os de mentalidade pobre escolhem serem pagos de acordo com o tempo gasto.”

As pessoas pobres preferem receber um salário fixo ou por hora. Eles precisam de segurança e estabilidade.

O que elas não percebem é que a segurança tem um preço e o custo é a riqueza.

As pessoas ricas preferem ser pagas com base nos resultados que produzem. No mundo financeiro, as recompensas geralmente são proporcionais ao risco.

Os pobres trocam seu tempo por dinheiro. O problema com essa estratégia é que tempo é um recurso limitado.

Em “Os segredos da mente milionária”, Eker incentiva ainda o leitor a trabalhar para si. Pode ser em um negócio próprio, por comissão, ou qualquer outra coisa que não seja vender o seu tempo para os outros.

12º Arquivo de Riqueza

“Os ricos pensam: “Ambas as coisas”. Os pobres pensam: “Isso ou aquilo”.”

As pessoas ricas vivem em um mundo de abundância. Pobres, em um mundo de limitações.

É claro que ambos vivem no mesmo mundo físico, mas a diferença está na perspectiva sobre a qual cada um deles enxerga o mundo.

Os ricos entendem que, com um pouco de criatividade, quase sempre é possível encontrar uma maneira de obter o melhor dos dois mundos.

Isso o conduzirá de um modelo de escassez e limitação para um universo de possibilidades e abundância.

13º Arquivo de Riqueza

“Pessoas com mentalidade rica focam no patrimônio líquido. Pessoas com mentalidade pobre se concentram no que ganham com seu trabalho.”

O patrimônio líquido é o valor econômico de tudo o que você possui. Desse modo, sua fortuna líquida é a medida máxima de sua riqueza, porque, caso necessário, você pode convertê-la em dinheiro.

Então, se sua intenção é ser um milionário, concentre-se em construir um patrimônio líquido que se baseia em algo muito mais complexo do que a mera soma de sua renda ativa.

14º Arquivo de Riqueza

“Pessoas ricas gerenciam bem seu dinheiro. As pessoas pobres administram mal seu dinheiro.”

A mais significativa diferença entre prosperidade e fracasso quando se trata de dinheiro é a maneira como você o administra. É simples: para dominar o dinheiro, você tem que gerenciá-lo bem, indiscutivelmente.

Os de mentalidade pobre administram mal seu dinheiro ou evitam diretamente falar sobre isso. Há muitas pessoas que não gostam de cuidar do seu dinheiro porque, primeiro, dizem que isso restringe sua liberdade e, segundo, afirmam que não têm dinheiro suficiente para administrar.

No entanto, antes de ganhar uma grande quantia em dinheiro, você deve adquirir os hábitos e as habilidades necessárias para gerenciar qualquer pequena quantia.

A verdade é que: ou você controla o dinheiro ou ele irá controlar você. E para controlar o dinheiro, você deve saber administrá-lo bem.

15º Arquivo de Riqueza

“Os ricos fazem seu dinheiro trabalhar duro para eles. Os pobres trabalham duro pelo dinheiro.”

Os de mentalidade rica trabalham com inteligência e usam alavancas: empregam outras pessoas para trabalharem para eles. Além disso, para uma pessoa de mentalidade rica o dinheiro nada mais é que um funcionário também.

Harv diz que o objetivo do jogo do dinheiro é trabalhar porque você quer, não porque você precisa.

Além disso, para aumentar sua riqueza, você precisa ganhar mais ou viver com menos.

O poder de fazer essas escolhas é seu. É uma questão de prioridades. As pessoas pobres escolhem o agora, as pessoas ricas escolhem o equilíbrio.

Comprar coisas para satisfação imediata nada mais é do que uma tentativa fútil de compensar a insatisfação na vida.

16º Arquivo de Riqueza

“Os ricos agem apesar do medo. Os pobres deixam o medo detê-los.”

O maior erro que muitas pessoas cometem é esperar que o sentimento de medo diminua ou desapareça antes de agir. Essas pessoas geralmente esperam a vida inteira.

Pessoas ricas e prósperas têm medo, têm dúvidas e preocupações. Mas elas não deixam que esses sentimentos as detenham.

Então, se você quer alcançar um novo nível em sua vida, deve atravessar a barreira da sua zona de conforto e se preparar para fazer coisas que podem não ser confortáveis. Como diria T. Harv:

“Não se trata do tamanho do desafio, se trata do seu tamanho. Ou você é uma pessoa que se deixa deter ou é alguém que não se deixa deter. A escolha é sua”

17º Arquivo de Riqueza

“Os ricos constantemente aprendem e crescem. Os pobres acham que já sabem tudo.”

A única maneira de garantir sua prosperidade é sabendo jogar o jogo do dinheiro: você precisa desenvolver habilidades e estratégias necessárias para criar outras fontes de renda, cuidar do dinheiro e investi-lo efetivamente.

O sucesso é uma habilidade que pode ser aprendida. Não importa de onde você está agora ou de que ponto você está começando. O que importa é que você está disposto a aprender.

Trabalhe no seu próprio desenvolvimento se deseja ficar rico. Cultive-se para crescer até se tornar uma pessoa próspera. Você é a raiz e seus resultados são os frutos.

O objetivo de criar riqueza não é sobretudo ter muito dinheiro. O significado genuíno é crescer até você se tornar a melhor pessoa que pode ser.

Sobre o autor

T.Harv Eker nasceu em 10 de junho de 1954 em Toronto, no Canadá, e viveu lá durante sua infância.

Quando jovem, Eker mudou-se para os Estados Unidos e fundou uma série de empresas diferentes antes de ficar milionário com sua loja de fitness no varejo.

O autor também é o fundador da Street Smart Business School, educador e orador.

Como escritor, Eker lançou seu livro “Os segredos da mente milionária” em 2005 e pouco tempo depois se tornou o nº 1 de vendas do New York Times.

Lançado no Brasil somente em 2010, o livro figura até hoje entre os mais vendidos do país.

O escritor também é autor da obra “SpeedWealth: Como ganhar um milhão de dólares ou mais em negócio, em 3 anos ou menos”.

(Por Regiane Medeiros)

Um dos principais exercícios para a compra de uma ação é saber se ela está cara ou barata. Para isso, preparamos um material especial para ajudá-lo nesta análise.