Poupança: o investimento pode ficar com a rentabilidade negativa

Redação EuQueroInvestir
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Steve Buissinne por Pixabay

Mesmo com a diminuição na rentabilidade da poupança, as famílias brasileiras seguem aplicando recursos na caderneta.

Atingir um patrimônio de R$ 100 mil é para poucos, o que amplia o desafio de busca pelas melhores aplicações para multiplicá-lo

Quem ainda investe na poupança pode começar a perder dinheiro nos próximos meses. O juro baixo que dita o rendimento na poupança tornou a opção ainda menos rentável.

Em setembro, foram depositados R$ 267 bilhões na poupança. Esse foi o primeiro mês do ano no qual os depósitos superaram os saques. Isso mostra que mesmo com a baixa rentabilidade a poupança ainda é a principal forma de investimento dos brasileiros.

Mas nos próximos meses, quem têm dinheiro na poupança pode perder dinheiro. A Taxa Selic deve seguir em alta, mas sempre vale lembrar que a poupança rende apenas 70% do juro. Além disso, a inflação também está em alta.

Poupança Negativa

Em 2000, o salário mínimo era de 151 reais. Vamos imaginar que alguém guardou esse valor por 19 anos em uma gaveta em casa. Hoje, o valor que poderia pagar diversas contas e aluguel perdeu seu valor.

Isso acontece por causa da inflação. Esse indicador afeta o poder de compra das pessoas. Quanto mais alta a inflação, menos vale uma moeda. E é esse indicador que pode fazer as pessoas que investem na poupança perderem dinheiro.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mede a variação dos preços de produtos e serviços para o consumidor final. Também é considerado como o principal indicador para a taxa de inflação do Brasil.

De acordo com as projeções, a inflação pode chegar a mais de 5% em 2021. Já a projeção para a taxa Selic é que ela termine o ano entre 5,5% e 6%. Com a poupança rendendo 70% disso, a rentabilidade fique no máximo em 4,2%. Ou seja, descontado a inflação, o rendimento real seria negativo (a inflação ficará acima do retorno da poupança).

Para se ter uma ideia, poderia se comparar a poupança com guardar dinheiro na gaveta.

Cálculo da rentabilidade

O rendimento da caderneta poupança em qualquer banco hoje é de 70% da Selic. Se a taxa ficar em 5% ao ano, a poupança poderia chegar a rentabilidade de 3,5% ao ano. Se mantida a inflação de 3,8%, o investidor estaria perdendo dinheiro.

Por Paulo Filipe de Souza