A Baidu, uma das maiores empresas de tecnologia da China, levantará US $ 3,6 bilhões em uma oferta secundária de ações em Hong Kong, se cotar ações no limite superior de sua faixa.
Na quinta-feira, a gigante de tecnologia chinesa listada na Nasdaq divulgou seu prospecto para a listagem de Hong Kong. O Baidu emitirá 95.000.000 de ações ordinárias Classe A, com preço não superior a 295 dólares de Hong Kong ou US$ 38,05.
A receita líquida do Baidu com a oferta será de 27,6 bilhões de dólares de Hong Kong ou US$ 3,6 bilhões.
Os bancos que subscreverem à oferta de ações também têm a opção de adquirir mais 14.250.000 ações. Isso elevaria a receita líquida do negócio para 31,8 bilhões de dólares de Hong Kong, ou US $ 4,1 bilhões.
O preço final das ações será parcialmente determinado pelo preço das ações da Baidu listadas nos EUA no último dia de negociação antes do preço da oferta global, que deve ser em 17 de março ou próximo a ele, disse a empresa.
No início do dia, a CNBC informou que a Baidu levantará pelo menos US $ 3 bilhões, citando duas pessoas familiarizadas com o assunto. A listagem será concluída antes do final do mês, disseram eles. A Baidu não quis comentar quando contatado pela CNBC.
A Baidu se junta a uma longa lista de empresas chinesas de tecnologia que atualmente estão listadas nos Estados Unidos e fizeram ofertas secundárias em Hong Kong. Eles incluem Alibaba , JD.com e NetEase . CNBC informou em janeiro que streaming de vídeo empresa chinesa bilibili tem também entrou para uma listagem secundária Hong Kong .
Essas listagens transformaram a bolsa de valores de Hong Kong em um lugar atraente para as empresas chinesas de tecnologia levantarem capital.
Enquanto isso, as tensões entre os EUA e a China levaram algumas empresas chinesas a olhar para listagens secundárias mais perto de casa. Em dezembro, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma legislação que ameaçava retirar da lista as empresas que não cumprissem os padrões de auditoria americanos .
Planos de diversificação da Baidu
A Baidu também pode estar aproveitando um enorme aumento de 128% em suas ações nos últimos 12 meses para levantar capital.
Embora seja tradicionalmente conhecido por seus negócios de pesquisa e publicidade, a Baidu, mais recentemente, buscou diversificar.
A empresa tem se concentrado em seu negócio de automóveis autônomos e está criando empresas autônomas. A CNBC informou em fevereiro que a Baidu está tentando arrecadar dinheiro para uma empresa de semicondutores de inteligência artificial .
A Baidu também abriu um negócio autônomo de veículos elétricos com a montadora Geely, e está levantando dinheiro para uma empresa de biotecnologia .
A empresa disse que usaria os recursos da listagem de Hong Kong para investir em tecnologia e impulsionar a comercialização de seus produtos de inteligência artificial, aumentar e diversificar a monetização e para fins corporativos em geral.






