Banco do Brasil (BBAS3): governo indica diretor da BB Consórcios para assumir presidência

Marco Antônio Lopes
Editor. Jornalista desde 1992, trabalhou na revista Playboy, abril.com, revista Homem Vogue, Grandes Guerras, Universo Masculino, jornal Meia Hora (SP e RJ) e no portal R7 (editor em Internacional, Home, Entretenimento, Esportes e Hora 7). Colaborador nas revistas Superinteressante, Nova, Placar e Quatro Rodas. Autor do livro Bruce Lee Definitivo (editora Conrad)

Crédito: Reprodução/Linkedin

O novo presidente do Banco do Brasil (BB) será Fausto Ribeiro, atual diretor-presidente da BB Administradora de Consórcios. Ele sucederá a André Brandão, que renunciou hoje (18), depois de menos de seis meses no comando da instituição.

O Ministério da Economia confirmou a indicação de Ribeiro nesta noite. Servidor de carreira do Banco do Brasil desde 1988, o futuro presidente assumirá o cargo em 1º de abril. Ele será o terceiro presidente da instituição no atual governo, depois de Rubem Novaes, que ficou no cargo de janeiro de 2019 a setembro de 2020, e de Brandão.

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

Banco do Brasil: nome foi indicado por Guedes

Indicado pelo ministro Paulo Guedes e pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, Fausto Ribeiro tem passagens como gerente executivo em diretorias e em projetos específicos do Banco do Brasil. De maio de 2013 a junho de 2016, foi diretor geral da unidade do BB na Espanha.

Ribeiro ocupou a Gerência Executiva da Unidade de Canais de junho de 2016 a fevereiro de 2019 e a Gerência Executiva da Diretoria de Contadoria de março de 2019 a agosto de 2020.

Desde setembro do ano passado, era diretor-presidente da subsidiária encarregada da área de consórcios.

Graduado em direito e em administração de empresas, o futuro presidente do BB tem MBA Executivo em Finanças no Ibmec e pós-graduação em economia no Programa Minerva, na Universidade George Washington, nos Estados Unidos.

BB divulga comunicado sobre indicação de Ribeiro

O BB anunciou a indicação de Ribeiro por meio da seguinte nota, em fato relevante ao mercado:

“O Banco do Brasil S.A. (BB) comunica que o Ministério da Economia, por meio de Nota à Imprensa, informou nesta data, às 20h30, que em razão da renúncia do Sr. André Guilherme Brandão ao cargo de Presidente do BB, conforme Fato Relevante divulgado nesta data, encaminhará, para análise do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade do BB (Corem), o nome do Sr. Fausto de Andrade Ribeiro para ocupar o cargo de Presidente do BB e também de Conselheiro de Administração desta Instituição.

Tão logo seja formalizada a indicação do Sr. Fausto de Andrade Ribeiro pelo Acionista Controlador, o Corem do BB avaliará a indicação à luz da Lei n° 13.303/2016 e de seu Estatuto Social, cabendo ao Presidente da República a nomeação do indicado na formado artigo 24, I, do Estatuto Social.

Fatos adicionais, julgados relevantes, serão prontamente divulgados ao mercado.

Brasília (DF), 18 de março de 2021.

Daniel Alves Maria

Gerente Geral de Relações com Investidores”

 

*Com Agência Brasil

Money Week 5ª Edição

5 Dias de Evento | 70 Autoridades do Mercado Financeiro | 20 Horas de Conteúdo