Aswath Damodaran: conheça a sua contribuição para o valuation

Carla Carvalho
Graduada em Ciências Contábeis pela UFRGS, pós-graduada em Finanças pela UNISINOS/RS. Experiência de 17 anos no mercado financeiro, produtora de conteúdo de finanças e economia.

Provavelmente, a contribuição de Aswath Damodaran à análise de investimentos seja mais conhecida do que o seu nome. Considerado o papa do valuation, os trabalhos desse contador e professor de finanças trouxeram outra visão à avaliação tradicional de empresas.

Nesse sentido, Damodaran ficou conhecido pela habilidade em analisar ativos mais difíceis de se avaliar. A seguir, saberemos mais sobre sua a origem e contribuições para a análise de investimentos.

Atingir um patrimônio de R$ 100 mil é para poucos, saiba quais são as melhores atitudes e aplicações para multiplicá-lo

Quem é Aswath Damodaran?

Aswath Damodaran nasceu em 1957 em Chennai, nordeste da Índia. Cursou Contabilidade na Universidade de Madras e, anos depois, fez um MBA no Indian Institute of Management.

Disposto a seguir o meio acadêmico, mudou-se para os Estados Unidos. Dessa Anos mais tarde, seus estudos o levaram aos Estados Unidos. Foi na Los Angeles School of Management (Universidade da Califórnia) que conquistou o seu doutorado. Aswath Damodaran continua vivendo nos EUA, onde leciona na Stern School Business, da Universidade de Nova York desde 1986.

Aswath é um docente muito reconhecido, inclusive já recebeu diversas premiações, tanto na universidade quanto fora dela.

Aswath Damodaran e o value investing

Além de professor universitário, Damodaran também é investidor. Nesse sentido, já investiu em gigantes conhecidas, como Apple e até mesmo a brasileira Vale.

Em relação a seus investimentos, é adepto ao value investing, técnica de avaliação desenvolvida por Benjamin Graham. Basicamente, essa estratégia busca ações depreciadas pois o seu objetivo é lucrar com a valorização desses títulos ao longo do tempo. Em outras palavras, o foco é sempre a relação preço/lucro (P/L) das ações.

E é justamente nesse aspecto que a técnica de Aswath Damodaran se diferencia do value investing tradicional, utilizado por megainvestidores como Warren Buffet, por exemplo. Isso porque, para Aswath, analisar somente a relação P/L é muito óbvio, pois qualquer um consegue fazer isso. Logo, quando o mercado identifica ações baratas e com bom potencial de valorização, haverá muitos compradores para esses títulos. Isso fará com que o preço dessas ações suba, o que, naturalmente, fará com que deixem de ser uma boa opção para ganhos.

No entanto, se o investidor se dedicar a encontrar ações menos conhecidas, terá mais chances de lucrar. Isso porque a maioria do mercado não conhece e nem entende esses ativos. Dessa forma, Aswath Damodaram aposta na diferenciação dos ativos como forma de obter as maiores rentabilidades. Ou seja, ele consegue fugir do óbvio e identificar possibilidades de retorno onde a maioria do mercado não vê.

Para isso, Aswath utiliza a análise fundamentalista, mas não se detém somente nos tradicionais indicadores financeiros. Além disso, tenta encontrar aspectos de mercado que ainda não foram descobertos ou entendidos por outros investidores.

Exemplo

Um exemplo ajuda a entender a metodologia de análise de Damodaran. Nesse sentido, ele próprio cita com frequência o que considera ser o seu melhor investimento até hoje: as ações da Apple.

Na década de 1990, Aswath Damodaran adquiriu ações da empresa por cerca de um dólar cada uma. Em 2012, quando essas ações valiam aproximadamente 100 dólares, ele vendeu boa parte dos títulos.

Perceba que, se Aswath tivesse utilizado somente os indicadores tradicionais do value investing, ele não teria comprado ações da Apple. Além de pouco conhecida, na época era difícil traçar perspectivas para o seu mercado de atuação. Esse exemplo ilustra bem a diferenciação à qual Aswath se refere. Ou seja, trata-se de tentar enxergar aquilo que o mercado não consegue, pois é isso que fará toda a diferença em relação à valorização do investimento.

Dessa forma, a maior contribuição de Aswath Damoradan para a análise de investimentos é, justamente, não se prender somente ao value investing. Algumas de suas obras trazem mais detalhes sobre o assunto, entre elas o livro “Valuation: como avaliar empresas e escolher as melhores ações”.

Planilha de Ativos

Um dos principais exercícios para a compra de uma ação é saber se ela está cara ou barata. Para isso, preparamos um material especial para ajudá-lo nesta análise.