As carteiras de renda fixa da EQI Research chegam a novembro sem ajustes estratégicos importantes com relação ao mês anterior. Segundo João Neves, analista CNPI da casa de análise, apesar da queda das curvas de juros ao longo de outubro, continuam sendo vistas oportunidades consideradas interessantes nos títulos com vencimentos um pouco mais longos, especialmente na parte intermediária da curva.
De acordo com ele, em outubro, as carteiras recomendadas registraram desempenhos positivos, em linha com o CDI do período, mesmo com os títulos IPCA+ e prefixados oferecendo taxas de carrego inferiores ao CDI nesse momento.
“Conseguimos capturar ganhos de capital com o movimento de aumento da duration da carteira feito no mês passado”, comentou ele, no relatório.
Renda fixa em novembro: projeção de mais corte de juros nos EUA
No cenário externo, a EQI Research mantém a projeção de mais um corte nas taxas de juros nos EUA em dezembro de 2025 e uma redução adicional em 2026, em linha com as expectativas do mercado. Porém, Neves mantém a cautela do mês anterior.
“Seguimos cautelosos com os riscos relacionados ao impacto das tarifas de importação sobre a economia norte-americana, que podem simultaneamente ampliar pressões inflacionária e desacelerar a atividade”, comentou.
Expectativas para o Brasil
No mercado doméstico, a EQI Research segue projetando o início do ciclo de flexibilização monetária começando em janeiro de 2026, com cortes graduais até atingir uma taxa terminal de 12,5%.
“Para o restante de 2025, esperamos uma desaceleração econômica mais consistente e a continuidade da redução das expectativas de inflação futura, fatores que devem contribuir para a abertura de espaço adicional para cortes por parte do Copom”, comentou.
Alocação recomendada por perfil
A composição da carteira reflete diferentes níveis de tolerância ao risco:
- Investidor Conservador: 62,5% pós-fixados, 22,5% atrelados à inflação e 15% prefixados.
- Investidor Moderado: 47,5% pós-fixados, 30% inflação e 22,5% prefixados.
- Investidor Agressivo: 37,5% pós-fixados, 35% inflação e 27,5% prefixados.

Leia também:
- Carteira Buy and Hold EQI Research: entra Azzas (AZZA3) e sai Small Caps (SMAL11)
- Os melhores FIIs para investir em novembro: confira carteira da EQI Research
- Carteira Quant Experience: VIVT3 entra nas compras; YDUQ3 e HYPE3 têm recomendação de venda
- Qual banco paga mais dividendos?
- 10 melhores ativos para investir no exterior, segundo EQI Research
O relatório ressalta que, com relação ao mercado doméstico, a recente queda de juros reflete, sobretudo, a melhora das expectativas de inflação, e não uma mudança estrutural dos fundamentos econômicos. Assim, os prêmios de risco domésticos seguem elevados, especialmente nos títulos públicos indexados aos IPCA (NTN-Bs).
Para os próximos meses, os principais pontos de atenção continuam sendo:
- Evolução do cenário internacional;
- Os desdobramentos da política fiscal;
- A trajetória das expectativas de inflação; e
- O ritmo da desaceleração da atividade econômica doméstica.





