As 5 regras de Warren Buffett para ser um investidor de sucesso

Paulo Filipe de Souza
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Gerd Altmann por Pixabay

Warren Buffett é considerado o principal investidor do século XX. Para se ter uma ideia, Buffett começou a investir aos 11 anos, e aos 14 já precisava declarar imposto de renda. Mas ele não é um típico bilionário.

O que levou o Warren ainda quando criança a começar a investir foi o trabalho do pai, corretor de ações. A influência o fez participar do mercado financeiro. Hoje, depois de construir um patrimônio de 75 bilhões de dólares, Buffet é uma referência no mundo de investimentos.

Já conhece o nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva

Por isso, no mercado financeiro, Warren Buffett é usado como espelho e suas regras são mandamentos para muitos investidores.

Mandamentos de Warren Buffet

Regra 1:

A primeira e principal regra desse investidor é: nunca perder dinheiro em hipótese alguma.

Regra 2:

Já a segunda regra, é nunca esquecer a primeira.

Essas são as principais regras para guiar qualquer investidor. Mas há uma série de outros princípios que Warren Buffet são essenciais.
Buffett é “filho” da Grande Depressão de 1929, para o investidor uma série de gastos são desnecessários. Por isso, desde sempre investiu grande parte de tudo aquilo que ganhou na vida.

Regra 3:

Viver abaixo do valor das posses é a terceira regra do investidor.

Por exemplo, a casa de Warren é a mesma desde 1957. Mesmo sendo uma das pessoas mais ricas, o investidor viaja sempre de classe econômica. Também recebe um salário anual de US$ 100.000, que o torna o CEO com a menor remuneração da lista Fortune 500.  Isto é, poupar e controlar os gastos são dois importantes aliados para ser um investidor de sucesso, de acordo com Warren.

Além disso, sempre negociar é um dos princípios. A regra é clara: nunca tenha medo de pedir demais ao vender um ativo e ao oferecer de menos para comprar.

Regra 4:

Conhecimento contábil para quem quer investir no mercado de ações.

Já que os balanços e indicadores das empresas podem ocultar informações importantes da saúde de um negócio. Além disso, um dos princípios seguidos por ele é sempre estudar as empresas que fracassaram. Assim, Warren Buffet sabe identificar quando um negócio não está caminhando para uma boa direção.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Para comprar as ações de uma empresa não é preciso que o negócio seja sólido. A regra de Buffet é que o preço da venda do ativo seja menor do que aquilo que a empresa vale ou possa valer.

Regra 5:

Aprender com os seus erros e não repetir-los

Colocando em prática

Os princípios de investimentos de Buffett são vários. Há alguns livros com um apanhado de estratégias dele que podem ser estudados.
Quem quer começar a investir ou quer se aperfeiçoar nos investimentos, ter Warren Buffett como referência é uma excelente escolha.

Porém, as estratégias dele podem não se encaixar perfeitamente na sua realidade. Por isso, é importante também traçar as suas estratégias e os seus princípios. Se algo der errado, vale o aprendizado. Até porque errar faz parte dos processos e aprender com os erros é uma das regras de Warren Buffett.

Sua carteira de investimentos está preparada para aproveitar a retomada de crescimento do Brasil? Essa pode ser a oportunidade da sua vida!

Deixe seus dados abaixo e nossa equipe entrará em contato para lhe ajudar.

Ou se preferir, ligue direto para 4007-2374.