7 oportunidades no mercado financeiro para os brasileiros

Com as recentes quedas de taxa de juros, muitos investimentos bons surgem para os investidores brasileiros.

Paulo Filipe de Souza
Eu Quero InvestirColaborador do
investimentos

Crédito: Goumbik por Pixabay

Os cortes na Selic deixaram o mercado financeiro mais difícil no Brasil para alguns. Uma série de investimentos se tornaram menos rentáveis. Mas em tempos de cortes, há algumas oportunidades com boas rentabilidades no mercado.

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva

O cenário econômico afeta como os investimentos vão se comportar. Os juros e a inflação caminham lado a lado. Quando a inflação está muito alta, as taxas de juros sobem para reduzir o crescimento da perda do poder de compra.

Assim, com a inflação menor, a Selic – taxa básica e de referência – tende a cair. Mesmo assim, há 7 oportunidades no mercado financeiro para os brasileiros hoje.

Fundos Multimercados

Essa opção é formada por uma série de investimentos em ações, moedas e papéis de renda fixa. Nesses fundos, o gestor tem liberdade para aplicar aonde achar que existam oportunidades. Com a taxa de juros baixa, os Fundos Multimercados podem oferecem rentabilidades mais altas.

Existem fundos para investidores meno arrojados que podem oferecer retorno de até 130% do CDI. Mas há também opções com maiores riscos, há fundos que oferecem até 250% do CDI.

CDBs

O Certificado de Depósito Bancário é um título de renda fixa, emitido por instituições financeiras. O CDB serve para os bancos captarem dinheiro.

O CBD é recomendado para investidores conservadores. Em instituições financeiras de pequeno e médio porte a rentabilidade fica entre 105% e 120% do CDI.

Além disso, também são indicados para reservas de emergência. O CDB tem opções com prazos diversos, desde investimentos com liquidez rápida a prazos mais longos.

Fundos DI

Se a taxa de administração for baixa, esse tipo de investimento pode ser uma boa opção para investidores conservadores ou para reservas de emergência.

Os Fundos DI aplicam até 95% dos recursos em títulos públicos. Essa opção tem a rentabilidade bem próxima do CDI. Além disso, possui uma liquidez diária.

LCIs e as LCAs

As Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio exigem um aporte mais alto para começar a investir. Além disso, esses dois tipos de investimentos possuem uma liquidez menor.

Algumas Letras, por exemplo, têm prazo de 90 dias para retirada. Esse tipo de investimento é isento de Imposto de Renda.

Uma opção é alongar o tempo de investimento. Títulos com vencimentos maiores costumam oferecer rentabilidade mais altas por causa da incerteza da economia no futuro.

Fundos Imobiliários

Os FII’s podem surgir como uma boa oportunidade nesse momento de baixa rentabilidade na renda fixa.

Além disso, com a economia voltando a aquecer, a tendência é que os valores dos imóveis se recuperem e que a demanda aumente. Com os juros baixos, o aluguel se tornar cada vez mais atrativo que o CDI.

Assim, investimentos em imóveis para renda deve se beneficiar. A rentabilidade desse tipo de investimento é variável. Está ligada a demanda, taxa de ocupação e valorização dos imóveis. Além disso, o aluguel isento de imposto de renda e sua liquidez elevada, atraem os investidores.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Mercado de Ações

Quem está buscando ganhar um pouco mais, acaba chegando na Bolsa de Valores. A rentabilidade dos ativos está ligada com a saúde financeira das empresas ou setor.

Como a Bolsa de Valores possui um comportamento próprio, é importante buscar investir em empresas sólidas e que façam parte de um cenário de crescimento.

Com os juros baixos, o dinheiro migra de aplicações mais conservadoras para o mercado de bolsa e a economia real, beneficiando assim o capital de risco.

Os ramos de varejo, instituições financeiras e seguradoras, tecnologia e saúde apresentam bons resultados. É importante lembrar, da mesma forma que uma ação pode crescer rapidamente, ela também pode cair.

Aumente os ganhos dos seus investimentos

Como tem ficado mais difícil ganhar dinheiro, poupar é importante. Por isso, procure sempre diminuir os custos de administração e procure investimentos com isenção de Imposto de Renda.

Uma outra forma de aumentar os ganhos é apostar a longo prazo. Alongar os investimentos é uma saída para contar com mais tempo com os juros compostos. Quanto mais tempo o valor ficar aplicado, maior será o retorno.

Quando, onde e quanto investir

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da Euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.

Quando e onde investir

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada que um teste feito em qualquer ferramenta na internet, exige uma análise mais criteriosa e dedicada para cada pessoa.

os perfis de investidores

Para ter uma visão precisa do perfil é preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Esta é a função do Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior que um teste de perfil na internet. É a nossa função como uma empresa especializada em educação financeira.

O primeiro passo é fazer uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um Assessor de Investimentos. É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil e avaliar o alinhamento com seus atuais investimentos.