Quando se fala em investimento a longo prazo é comum as dúvidas sobre a Previdência Privada ou o Tesouro Direto. Qual é a melhor opção?
Vamos apresentar cada um, falar dos seus diferencias para que você consiga tomar a decisão de forma tranquila.
Tanto a Previdência Privada, quanto o Tesouro Direto são boas alternativas de investimento a longo prazo, como por exemplo, ao pensar em sua aposentadoria.
Conheça planilha que irá te ajudar em análises para escolha do melhor Fundo Imobiliário em 2021
O que você verá neste artigo:
O que é a Previdência Privada?
A Previdência Privada é uma aposentadoria que não está ligada ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O seu objetivo é que o investidor planeje sua aposentadoria a partir de investimentos frequentes.
Você contribui com uma quantia em dinheiro por um determinado período e esse valor fica rendendo. O indicado é que esse investimento seja feito o mais cedo possível e que assim o valor investido renda por muitos anos.
Sendo assim, o objetivo é acumular e depois resgatar. Ela é composta por dois formatos:
Plano Gerador de Benefícios Livre (PGBL) – o valor pago é abatido no Imposto de Renda;
Vida Gerador de Benefícios Livre (VGBL) – não pode ser abatido do Imposto de Renda.
Por exemplo. Você pode contribuir uma única vez com valor de R$1.200 ao ano ou parcelar esse valor em mensalidades de R$100. O importante é a constância.
Quais as vantagens da previdência privada?
- não entrar em inventários;
- ter boa rentabilidade;
- não pagar ITCMD;
- oferecem riscos reduzidos.
O importante, assim como qualquer investimento a longo prazo é não resgatar esse dinheiro antes da hora. Dependendo do período, você pode acabar pagando mais imposto.
O que é o Tesouro Direto?
Ao investir em Tesouro Direto você estará investindo em títulos públicos. De forma resumida, estará emprestando dinheiro para o governo.
Este tipo de investimento oferece diferentes níveis de risco e cada vez mais tem sido uma opção para investimento de longo prazo. Mesmo a “Poupança” que é vista por muitos como mais seguro, apresenta mais risco do que o Tesouro Direto, uma vez que o banco pode quebrar.
O interessante é que você pode começar imediatamente, investindo a partir de apenas 30 reais, e a rentabilidade é superior quando comparada a Poupança.
E no Tesouro Direto há títulos de curto, médio e longo prazo. Você poderá adquirir títulos públicos prefixados e pós-fixados. Confira a tributações do Imposto de Renda
- 22,5%para aplicações com prazo de até 180 dias;
- 20%para aplicações com prazo de 181 dias até 360 dias;
- 17,5%para aplicações com prazo de 361 dias até 720 dias;
- 15%para aplicações com prazo acima de 720 dia.
Quais as vantagens do Tesouro Direto?
- variedade de títulos;
- liquidez (dependendo da escolha);
- rentabilidade;
- segurança.
Como investir no Tesouro Direto?
1. Abra conta em uma corretora de valores
Para investir no Tesouro Direto é preciso abrir uma conta na corretora de valores. A lista com as corretas está aqui.
Os Títulos do Tesouro estão divididos em 3 grandes grupos: Tesouro Selic, Tesouro Prefixado, Tesouro IPCA.
2. Solicite acesso ao Tesouro Direto
Faça o cadastro aqui.
3.Faça a transferência de valores
Através da corretora de valores, transfira o valor de forma contínua.
Previdência Privada ou Tesouro Direto: como escolher?
Os dois são investimentos seguros e prometem bons retornos. No caso do Tesouro Direto, este se apresenta como uma forma de investimento mais versátil, que varia de acordo com o perfil mais conservador e com maiores retornos. E para Previdência Privada é mais indicado para quem não quer ficar se preocupando com a gestão do investimento, e apenas investir, principalmente se for a longo prazo, sem objetivo de resgate.
De qualquer forma são dois bons investimentos a longo prazo. A dica é, em caso de dúvida, procurar por ajuda profissional para que ele possa esclarecer qual pode ser o melhor investimento considerando o seu perfil de investidor, de acordo com o seu objetivo.
O mais importante quando é investimento a longo prazo é a constância. É preciso o comprometimento com o investimento, sem pensar em um resultado imediato e com resultados incríveis.