O PMI, que na sigla em inglês significa Índice dos Gerentes de Compras, dos Estados Unidos (EUA) de julho, subiu acima do esperado. Isto ocorreu tanto no setor de serviços quanto no composto.
De acordo com a pesquisa, este foi o maior aumento da atividade empresarial desde fevereiro.
O PMI de serviços ficou em 59,9 pontos frente a um consenso de 59,7 pontos. Já o composto atingiu o mesmo número, diante de um consenso de 59,8 pontos. Leituras superiores a 50 pontos indicam crescimento da atividade.
Na sondagem anterior, feita pela IHS Markit, os indicadores ficaram abaixo do esperado, com exceção do industrial.
EUA: dados indicam alta do PIB no terceiro trimestre
Chris Williamson, economista-chefe de negócios da IHS Markit, afirmou que os dados indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano deve crescer no terceiro trimestre de forma robusta.
De acordo com ele, algumas medidas de estímulo combinadas com a vacina e reabertura da economia, seguiram impulsionando a demanda de bens e serviços.
Isto ocorreu principalmente entre residências e, especialmente, em serviços voltados para o consumidor como viagens e hospedagem.
PMI Composto tem expansão mais suave
Já o PMI Composto apresentou uma expansão mais suave, em meio a uma retomada mais lenta da atividade do setor de serviços. Foi portanto, mais acelerada do que a média da série.
O economista-chefe do IHS acrescentou que, para os próximos meses, é esperada uma flexibilização adicional na taxa de expansão. No entanto, assim como ocorreu com as expectativas de crescimento futuro, o indicador obteve uma performance mais suavizada durante o mês.
Ele comentou que isto é reflexo, em parte do provável pico da demanda no segundo trimestre com a abertura da economia. Mas também refletiu uma preocupação crescente sobre o potencial impacto negativo da variante Delta do novo coronavírus.
Ele acrescenta que pressões inflacionárias ainda devem persistir nos próximos meses com a recente recuperação dos preços de bens e serviços. Além disso, a capacidade de produção continua sendo limitada pela falta de matéria-prima e escassez de mão de obra.