PMI de serviços dos EUA fica abaixo do esperado pelo mercado

Matheus Gagliano
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês), em serviços, dos Estados Unidos, registrou uma queda em junho. O índice atingiu 64,6 pontos no mês. Ficou abaixo do esperado pelo mercado, que era de 65,2 pontos.

Os dados da pesqisa, levando em conta o setor de serviços e o composto, foram divulgados nesta terça-feira (6). Anteiormente, foi divulgado o PMI Industrial. Este atingiu 62,6 pontos no mês. A pesquisa foi divulgada pelo IHS Markit.

O PMI industrial ficou estável em junho, em relação ao mês de maio. A marcação foi de 62,1 pontos, de acordo com os dados divulgados pelo instituto.

Chris Williamson, economista-chefe de negócios da IHS Markit, apontou que junho foi um mês de resultados robustos, apesar da queda em serviços. “Foi mais um mês de crescimento impressionante da produção nos setores de manufatura e serviços”, afirmou ele, ao se referir ao conjunto dos resultados no mês.

Você sabia que algumas das maiores oportunidades de ganhos da bolsa estão nas Small Caps? Quer saber mais sobre essas ações e como investir? 

Em maio, a pesquisa de serviços havia atingido 70,4 pontos.

Quer começar o dia bem-informado com as notícias que vão impactar o seu bolso? Clique aqui e assine a newsletter EQI HOJE!

PMI: resultado composto recua para 63,7 pontos

Com relação ao resultado composto, a pesquisa também indicou queda. Atingiu 63,7 em junho, abaixo do resultado de maio. Naquela ocasião, atingiu de 68,7 pontos.

Segundo IHS Markit, as pressões de custos permaneceram marcadas no mês de junho. Mais escassez de matéria-prima e aumento de fornecedores e custos relacionados a combustível, pressionam os preços dos insumos para cima.

A taxa de inflação de custos foi a segunda mais acentuada. As empresas repassaram os custos maiores aos consumidores. Isto ocorreu por meio do segundo maior aumento nos preços médios de venda de bens e serviços desde o início da coleta de dados em 2009.

Concluindo, o economista-chefe da IHS Markit disse que a economia do país passar por um viés de queda, após uma recuperação. Portanto, ele calcula que a recuperação econômica norte-americana pode ter atingido o pico no segundo trimestre do ano.

Um dos principais exercícios para a compra de uma ação é saber se ela está cara ou barata. Para isso, preparamos um material especial para ajudá-lo nesta análise.