Conheça o livro que é a bíblia do investimento institucional

Giovanna Castro
Jornalista formada pela UNESP.
1

Crédito: Pioneering Portfolio Management foi escrito por David F. Swensen e é um dos livros sobre gestão de portfólio de investimentos mais famosos do mundo -Foto: Reprodução/ Amazon

Pioneering Portfolio Management, ou Desbravando a Gestão de Portfólios, na versão em português, é um livro do economista David F. Swensen. Trata-se da estratégia de investimento criada por ele para o endowment da Universidade Yale.

O endowment é um fundo de doação financeira que faz parte de uma estrutura legal norte-americana. Serve para gerenciar e, em muitos casos, perpetuar um conjunto de investimentos financeiros para uma finalidade específica, definida pelos fundadores da instituição e doadores.

David F. Swensen assumiu a gestão do fundo de investimentos de Yale em 1985. Naquela época, o valor do portfólio da universidade era inferior a US$ 1 bilhão. Com efeito da sua gestão, chegou ao patamar de US$ 20,8 bilhões em 2013.

Perdeu a Money Week?
Todos os painéis estão disponíveis gratuitamente!

A contribuição dessas doações superam qualquer outra contribuição financeira recebida por universidades dos EUA. O fundo teve um crescimento anual médio de 13,5% do endowment a partir da implantação da estratégia.

O sucesso do portfólio de investimento da Yale foi tanto, que o caso se tornou uma referência mundial no campo do investimento institucional. E a forma como Swensen vê o mundo da gestão de fundos institucio

,nais, abordando tópicos que vão desde estruturas de alocação de ativos até a gestão ativa de fundos, é fascinante.

BDRs| Aprenda mais sobre essa classe de Ativos

Pioneering Portfolio Management é uma das leituras recomendadas pelos especialistas da EQI Investimentos. Nesta lista estão obras que eles leram, gostaram e indicam.

Solidez da estratégia a faz atemporal

Um dos diferenciais de Pioneering Portfolio Management é que, mesmo depois de décadas, a estratégia se mantém aplicável. Muito bem elaborada, a gestão de portfólio de investimentos criada pelo economista se mostra atemporal.

Até porque, esse é um dos focos principais do endowment. Permitir que os investimentos se perpetuem e a instituição se mantenha sólida ao longo dos anos.

Para isso, todo o plano do fundo prevê uma diversificação de áreas de atuação. Dessa maneira, a ideia é que os lucros aumentem exponencialmente.

O autor apresenta uma série de exemplos reais, muitos extraídos de sua própria experiência, para abordar conceitos críticos sobre como lidar com riscos, selecionar consultores e enfrentar as armadilhas do mercado.

Não à toa, o modelo de Swensen é adotado hoje pelos gestores de endowment das maiores universidades americanas. Assim como influenciou diversos cases de investimento institucional ao redor do mundo.

  • Clique aqui e compre na Amazon o livro Pioneering Portfolio Management,

Fundos perpétuos sustentam instituições seculares

Para criar fundos perpétuos, o economista indica que o portfólio de investimentos seja construído por pessoas físicas e empresas que acreditem naquela instituição. Universidades e hospitais são exemplos de entidades que atraíriam investidores engajados com suas causas.

Assim, o autor defende que se siga um caminho contra-intuitivo. Enquanto o investimento convencional muitas vezes leva a comprar na alta e vender na baixa, no caso do investimento institucional, a confiança é mais importante do que o sucesso instantâneo.

Para Swensen, experiência, firmeza e visão de longo prazo produzem resultados positivos. Truques e seguir tendências, não.

Os rendimentos obtidos nos fundos devem fornecer meios para a manutenção, o crescimento e a expansão dessas instituições e, consequentemente, o desenvolvimento da comunidade. Assim, é criada uma rede de crescimento e valorização.

Lições sobre diversificação

Além de falar do caso da Yale e focar nos investimentos institucionais, o livro também desenha um modelo de bom senso para estruturar uma carteira bem diversificada voltada para ações.

Por seu aspecto prático, sua aplicação real com resultados relevantes e sua boa construção, o livro é um clássico. É recomendado para os interessados em economia e investimentos, ao mesmo tempo que fala diretamente com empreendedores, gestores e pessoas ligadas ao universo institucional em geral.