Payroll: por que esse indicador é tão importante para o mercado?

Carla Carvalho
Graduada em Ciências Contábeis pela UFRGS, pós-graduada em Finanças pela UNISINOS/RS. Experiência de 17 anos no mercado financeiro, produtora de conteúdo de finanças e economia.

Crédito: Casa Branca - Pixabay

Quem começa a investir, logo percebe que existem muitos indicadores que influenciam no desempenho dos ativos financeiros. Nesse sentido, um deles é o payroll, que se refere aos empregos gerados nos Estados Unidos.

Mas qual a relação que o nível de emprego da economia norte-americana pode ter com o nosso mercado? É o que você descobrirá na sequência deste conteúdo. Continue a leitura e confira a seguir!

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

O que é Payroll?

Na verdade, o indicador se chama Non-Farm Payroll que, na tradução literal, significa “folha de pagamento não-agrícola”.

Basicamente, o payroll é o principal indicador do mercado de trabalho norte-americano. Além do setor agrícola, não entram no indicador atividades sem fins lucrativos, proprietários de empresas, trabalhadores em domicílios, autônomos não incorporados e militares.

E qual a influência desse indicador na economia e no mercado financeiro dos outros países?

Para você ter uma ideia da abrangência do payroll, as atividades contempladas pelo índice representam cerca de 80% do PIB dos EUA. Daí a sua representatividade no mercado de trabalho norte-americano.

Por outro lado, tudo o que acontece na economia dos Estados Unidos impacta diretamente os mercados mundiais. Prova disso é a expectativa pelo tapering (retirada de estímulos da economia), que tem tirado o sono de diversas economias ao redor do mundo.

Em relação aos empregos, a análise do payroll dá mostras de como está andando a economia do país. Quando ocorre um aumento no número de contratações, isso pode ser um indício de que o mercado está aquecido. Dessa forma, a população se sente incentivada a consumir mais, o que aumenta a arrecadação do governo e, consequentemente, o PIB do país.

Como a economia norte-americana influencia o mundo todo, esse desempenho acaba tendo reflexo no mercado financeiro internacional.

O payroll influencia diversos aspectos da economia, entre eles a taxa de juros do país, o preço do dólar, o volume de negociações das bolsas dos EUA, e assim por diante.

Como analisar o payroll?

O relatório do payroll contempla diversas informações. A seguir, confira algumas das mais importantes:

Geração de empregos

Como vimos, esse é o principal propósito do payroll: mostrar como o país está em relação à geração de empregos. Além do número total de postos, o relatório demonstra também como são criadas as vagas nas diferentes classes sociais. Nesse sentido, são identificadas as faixas-etárias dos trabalhadores e as regiões do país onde exercem suas atividades.

Ganho médio salarial

Esse item mostra quanto o americano ganha em média por hora trabalhada. Essa informação é muito importante para identificar o poder de consumo da população de diferentes classes sociais. Isso porque, quanto mais as pessoas ganharem, teoricamente maior será a sua disposição para gastarem, o que é positivo para a economia.

Balança comercial

O payroll também traz dados sobre a balança comercial dos Estados Unidos. Ou seja, demonstra a diferença entre quanto o país exporta e importa em um determinado período.

Quando há mais exportações do que importações, uma interpretação que se pode fazer é se há forte demanda pelos produtos norte-americanos. Isso é benéfico para a indústria, que tende a produzir mais para atender o mercado externo. Nesse caso, outro ponto positivo é a valorização do dólar, devido ao aumento das negociações com importadores.

Ao combinar a análise de todos esses fatores, o payroll mostra ao mercado a atual situação e as perspectivas para a economia norte-americana. Com base nisso, muitas decisões importantes de investimentos são tomadas, tanto no país quanto no mundo inteiro. Por isso, a grande importância do payroll para a economia e para o mercado financeiro de forma geral.

Quer saber mais sobre investimentos? Então, preencha o formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato!