O Jogo da Mentira: uma visão de Wall Street nos anos 80

Giovana Kindlein
Colaborador do Torcedores
1

“Bilhões de dólares eram colocados em jogo pelos traders, no pregão. Gutfreund parecia capaz de sentir o cheiro de prejuízo no ar… Ocupado, falando em dois telefones ao mesmo tempo, tentando conter o desastre, você não tinha tempo de se virar e olhar para ele”.

Assim começa O Jogo da Mentira,  livro do jornalista Michael Lewis que retrata o complexo universo do mercado financeiro em Wall Street nos anos 1980.

Mestre em economia pela London School of Economics, ele conta com desenvoltura como um banco de investimentos opera nos EUA.

Conheça a FinTwit, o maior fórum de finanças do mundo.

Hoje o Twitter é pauta na Money Week.

Fã do escritor Tom Wolfe, Lewis emprega elementos ficcionais em seus textos. “Dava para sentir a presença do chefe… Você sentia um calafrio nos ossos, que imagino pertencer à mesma sensação instintiva que o tique nervoso de um pequeno animal peludo diante da aproximação silenciosa de um urso”, descreve no primeiro capítulo.

O Jogo da Mentira é uma das leituras recomendadas pelos especialistas da EQI Investimentos. Obras que eles leram, gostaram e indicam.

Uma visão dos bastidores

Primeiro livro do jornalista sobre finanças, O Jogo da Mentira leva o leitor a uma visão dos bastidores dos negócios americanos. As negociações de títulos e ações no pregão mostram a escalada do banco de investimentos Salomon Brothers. Bem como a sua decadência por resistir a ingressar no mercado de títulos de alto risco. “As pessoas riam nas costas dele, especialmente quando a empresa entrou em declínio”, detalha. Os vendedores de títulos tradicionais, baseados no instinto,  assistiram jovens MBAs trazerem um nível sem precedentes de análise e inteligência à trading.

A narrativa é baseada na própria experiência de trabalho de Lewis durante três anos como trader de títulos no banco Salomon Brothers. Hoje, o Salomon Brothers não existe mais.

Ao todo, o livro é dividido em 11 capítulos.

  • Clique aqui para comprar na Amazon O Jogo da Mentira 

Série de livros que Lewis escreveu

 O Jogo da Mentira foi o primeiro da série de livros que Lewis escreveu. Depois deste, o jornalista, também editor da revista Vanity Fair, publicou mais 12 obras ao longo de 30 anos.

Em alguns deles, Lewis continuou apostando na temática do universo financeiro, como em A Jogada do Século e Flash Boys — Revolta em Wall Street.

Neste último, ele narra a história de jovens seduzidos pela bolsa dos Estados Unidos após a crise de 2008.

Lewis também escreveu O Projeto Desfazer sobre a parceria e amizade dos psicólogos israelenses Amos Tversky e Danny Kahneman. Ambos conquistaram o sucesso com o livro Rápido e Devagar: Duas formas de pensar. 

O jornalista americano e âncora da CNN, Fareed Zakaria, disse certa vez que Lewis escreve como um anjo.

Em um texto na Vanity Fair ele explicou uma de suas estratégias para ter um bom texto.  “Como explicar CDS e CDO (dois complexos instrumentos financeiros) para minha mãe? Ela sempre foi meu parâmero: se minha mãe não pode entender o que eu estou dizendo, não tenho porque dizê-lo.”

Hoje, Lewis é colunista da Bloomberg Opinion, mas seus artigos também já foram publicados na Vanity Fair, The New York Times Magazine.