O banco BTG Pactual (BPAC11) reitera compra da Petrorio (PRIO3) após a divulgação dos dados operacionais da empresa no mês de maio. Para o banco, a empresa é vista como um nome escasso na cobertura do segmento óleo e gás (O&G), combinando um histórico comprovado em campanhas de revitalização e potencial de crescimento inorgânico. Todos alavancados por um ambiente de preço de petróleo atraente e um momento de resultados muito forte. O preço-alvo é de R$ 47.
Segundo o documento, a evolução de um mês para o outro decorreu principalmente da forte produção no campo de Frade, que registrou um fluxo de óleo de 15,4 mi barris por dia (b/d), um aumento de 7,1% de abril para maio. No caso do cluster Polvo-Tubarão Martelo, a produção diminuiu 1,7% m/m para 16,8 mil b/d. Enquanto isso, a produção de Manati chegou a 1,9 mil boe/d, uma ligeira melhora de 0,6% m/m.
As vendas da Petrorio totalizaram 898,6 mil barris em maio, um aumento de 1,8% m/m. O número corrente de vendas do segundo trimestre em execução agora está em 1,8 milhão de barris.
BTG (BPAC11): números de maio são sólidos
O banco observa que a produção de Frade para abril foi ajustada de 14,8k b/d para 14,4k b/d, uma queda de 3%, explicando em parte o forte crescimento m/m do campo em maio.
“Mesmo assim, achamos que o número operacional do campo em maio foi sólido, principalmente considerando que ele foi impactado por uma parada de 5 dias em um de seus poços (ODP2) para atividades submarinas necessárias para a conexão de um novo poço (ODP4) como parte da campanha de revitalização em curso do ativo”, diz um trecho do relatório.
O número de produção mais fraco no cluster Polvo-Tubarão Martelo também foi abaixo da média pelo BTG, pois foi novamente impactado por um soluço operacional – no caso, o desligamento de dois dias do poço TBMT-8H.
“Provavelmente vamos reduzir um pouco nossa estimativa de produção do segundo trimestre para a empresa, que está 3% acima da produção acumulada em abril e maio. Dito isso, não esperamos nenhum impacto nos lucros, pois os preços mais altos do petróleo mais do que compensarão isso”, aponta outro trecho do relatório.
Por fim, o BTG destaca que o volume de vendas de 1,8 milhão de barris nos dois primeiros meses do trimestre representa 63% das vendas do 2TRI22. Fica então reiterada a convicção, por parte do banco, de que a empresa vem adiando algumas de suas vendas potenciais para capturar preços mais altos no futuro.