O Bank of America (BofA) divulgou relatório em que afirma esperar que o tapering (retirada de estímulos da economia) aconteça a partir de novembro deste ano.
A redução no ritmo de recompra de títulos – atualmente em US$ 120 bilhões mensais – era prevista pelo banco para começar em janeiro de 2022. A revisão na expectativa vem após a ata da última reunião do comitê de política monetária do Fed, que apontou que 19 membros consideram apropriado iniciar a redução ainda este ano.
Para o mercado, o tapering sinaliza menos liquidez – e não apenas para os EUA, mas também para mercados emergentes como o Brasil, que vêm sendo favorecidos pelas injeções de dinheiro e pelos juros negativos dos EUA.
No relatório, o BofA apresentou ainda um gráfico de como poderia acontecer o tapering, indicando a queda no nível de estímulo por mês e por reunião do Fed.

Reprodução/BofA
Mercado acompanha posicionamento de Kaplan
No entanto, apesar de o Fed afirmar que vem considerando iniciar o tapering ainda em 2021, o mercado acompanha com atenção as falas do presidente do Fed de Dallas, Rob Kaplan.
Ele disse na sexta-feira (20) que pode repensar seu pedido para que o Fed comece rapidamente a reduzir suas compras mensais de ativos se a disseminação da variante delta desacelerar, de fato, o crescimento econômico dos EUA. Vale lembrar que Kaplan foi o primeiro membro do comitê do Fed a pedir uma política menos expansionista por parte do banco central americano.