Os ETFs (Exchange Traded Fund) são uma boa alternativa para quem quer investir na bolsa de valores de forma fácil e diversificada. A nova modalidade de investimento rapidamente se tornou popular no mercado financeiro brasileiro em 2021. Entretanto, muitos investidores ainda possuem dúvidas sobre a sua definição e funcionamento.
Por conta disso, a B3 (B3SA3) lançou nesta quarta-feira (25) um novo portal com foco exclusivo na ampliação do conhecimento sobre ETFs, o ETF.com.vc.
O lançamento foi realizado em conjunto, com a BlackRock, Hashdex, Itaú Asset, Investo, QR Asset Management e XP. De acordo com a B3, o site traz conteúdos educacionais para todos os níveis de investidores. Contém, portanto, dicas sobre como escolher uma corretora, até uma ferramenta de comparação que auxilia as pessoas mais experientes.
A proposta da B3 é oferecer suporte à educação voltada aos investimentos em ETFs e BDRs de ETF. Conforme a companhia, os fundos de índices proporcionam aos investidores uma forma mais rápida e eficaz na diversificação de investimentos.
Desta forma, replicando o desempenho de um índice de referência, há possibilidade uma forma vantajosa de investir, estimulando a exposição a diversos setores, países e moedas. O novo portal ajuda o investidor a explorar as diversas modalidades dentro dos ETFs. Ou seja, há um fácil acesso ao mercado de ações, renda fixa, commodities, imobiliário e de criptomoedas, nacional e internacionalmente.
Aumento de investimentos
No primeiro semestre deste ano, o número de investidores brasileiros em ETFs saltou de 242 mil para mais de 440 mil investidores. Ou seja, um valor de crescimento de 83%, com um volume financeiro médio diário de R$ 1,4 bilhão.
Conforme a B3, com o ETF, o investidor adquire uma cesta de ativos mais alinhada à estratégia pessoal, sendo uma ótima opção para diversificação de sua carteira.
“Com o crescente número de listagem e procura pelos investidores por ETFs, ficou evidente que tínhamos que desenvolver em conjunto com os gestores de ETFs e parceiros uma ferramenta simples de busca e comparação das diferentes características de cada ETF. É mais uma iniciativa da B3 para promover a educação e caminhos simples de acesso às alternativas de investimentos para o investidor brasileiro.”, diz Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoa Física da B3.
O que são ETFs?
Basicamente, os ETFs são fundos de investimento negociados na bolsa de valores, também chamados de “fundos de índices”. Isso porque o objetivo desse investimento é replicar determinado índice, como o Ibovespa, por exemplo.
Dessa forma, os ETFs acabam apresentando desempenho semelhante ao seu índice de referência. Logo, a rentabilidade do BOVA11, por exemplo, acompanhará a evolução das ações que compõem o Ibovespa.
Assim como qualquer outro fundo, um Exchange Traded Fund é gerido por um profissional, que faz as operações de compra e venda. Logo, para aplicar em um ETF, é preciso apenas comprar as cotas.