O atual presidente do Banco do Brasil (BBAS3) pode ser destituído do cargo, segundo informou a revista Veja.
Em nota divulgada nesta quinta-feira (14), o banco nega a notícia e afirma que “nenhuma comunicação formal por parte do acionista controlador sobre qualquer decisão a respeito do assunto” foi emitida.
Ontem (13), os papéis do banco fecharam o dia em queda de 4,94%, cotados a R$ 37,55.
Conquiste sua Independência Financeira. Conheça os 4 Pilares para Investir
Nomeado pelo presidente da República Jair Bolsonaro em setembro de 2020, Brandão pode deixar o cargo e ser remanejado para outra função no governo federal.
Segundo a revista, fontes relataram que a mudança no comando do Banco do Brasil está sendo seriamente considerada pela equipe do Planalto. A troca pode ocorrer ainda esta semana.
De acordo com a Veja, o futuro presidente do BB deve ser escolhido por Bolsonaro e por Paulo Guedes, ministro da Economia. A proposta é definir um nome identificado com o mercado, mas que tenha mais intimidade com o jogo político de Brasília.
Segundo informações da Arko Advice, Guedes ainda tenta segurar André no cargo. O presidente Bolsonaro já estaria decidido a demitir André Brandão, mas o ministério da Economia e o Banco Central ainda tentam mantê-lo no cargo.
Banco do Brasil prevê demitir 5 mil funcionários
O maior desgaste com relação a André Brandão seria a falta de sensibilidade política, já que ele teria focado só nas questões técnicas ao anunciar a reestruturação do Banco do Brasil.
Na terça-feira o banco comunicou a reestruturação que prevê demissão de 5.000 funcionários e o fechamento de 112 agências, além de 361 unidades físicas em todo o Brasil. A medida agradou aos acionistas e ao mercado, mas desagradou a ala política do governo federal.
Segundo o BB, a reorganização objetiva a adequação ao novo perfil e comportamento dos clientes e compreende, além das medidas de otimização de estrutura, outros movimentos de revisão e redimensionamento nas diretorias, áreas de apoio e rede, privilegiando a especialização do atendimento e a ampliação da oferta de soluções digitais.