Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Gol (GOLL4) deixa Ibovespa

Gol (GOLL4) deixa Ibovespa

Após cair 33% no pregão desta segunda-feira (29), a Gol (GOLL4) tem mais uma má notícia: por conta da recuperação judicial, a companhia aérea sai do índice Ibovespa e de todos os demais dos quais fazia parte, segundo informou a B3 ($B3SA3). A suspensão entra em vigor no fim do pregão desta terça-feira (30).

De acordo com a B3, as ações GOLL4 continuarão sendo negociadas normalmente, porém, serão listadas sob a denominação de “outras condições”. A decisão foi tomada em meio à atual conjuntura envolvendo a companhia aérea.

Embora a Gol permaneça disponível para negociações no mercado, ela passará a contar na bolsa como “outras condições”, que na B3 indica uma consideração específica diante de eventos recentes, possivelmente relacionados ao pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos.

Além disso, a bolsa informou que a participação da Gol nas carteiras será redistribuída proporcionalmente aos demais integrantes. Essa redistribuição visa refletir as condições atualizadas da empresa e suas implicações no mercado financeiro, permitindo uma adaptação mais eficiente às dinâmicas econômicas em curso.

Gol (GOLL4): saída do Ibovespa ocorre em casos de recuperação

Em casos de recuperação judicial, aqui ou no exterior, a saída de empresas do Ibovespa é considerada comum. Foi o mesmo que ocorreu com a Americanas (AMER3) no ano passado, quando a empresa pediu recuperação judicial após a descoberta do rombo que veio a se tornar a fraude contábil na companhia.

Publicidade
Publicidade

Há quase exatos 12 meses, a Americanas foi exclulída das negociações do Ibovespa (Ibov) e de outros 13 índices dos quais fez parte. No caso da Gol, a companhia aérea será retirada de índices como IBRA, IBXX, ICO2, IDVR, IGCT, IGCX, ITAG, IVBX e SMLL.

Com isso, as ações da Gol (GOLL4) ficam listadas sob “outras condições”. A companhia entrou com recuperação judicial junto à justiça de Nova York nos Estados Unidos. Ainda na semana anterior, os ADRs da empresa deixaram de ser negociados na bolsa norte-americana.