XP Investimentos vs Easyinvest: descubra onde investir

Késia Rodrigues
Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por tecnologia, investimentos e viagens.

Comparamos as duas corretoras preferidas dos investidores: Quando você deve escolher cada uma delas?

Antes das corretoras, apenas os bancos é que ofereciam opções de investimentos no Brasil.Isso era ruim para os investidores, pois, em regra, cada banco oferecia apenas produtos atrelados ao próprio banco e com baixíssima rentabilidade.

Isso quando o gerente não empurrava um “títulozinho” de capitalização aqui, uma poupança ali e, assim, o banco acabava fazendo o seu dinheiro render, mas para ele mesmo.

Tenso, não é mesmo?

Hoje, as corretoras de investimentos acabaram com essa festinha dos bancos. O conceito de “shopping de investimentos” já é uma realidade em várias corretoras e isso faz toda a diferença, uma vez que você conta com mais opções para investir o seu dinheiro.

Mas com tantas corretoras no mercado é possível que você esteja em dúvida sobre qual escolher.

Se você está nessa situação, não se preocupe. Essa é uma dúvida muito comum, tanto que existem vários vídeos e artigos na internet sobre o assunto.

Entre as principais corretoras do Brasil estão a XP Investimentos e a Easyinvest.

Você já deve ter ouvido falar delas por aí, afinal, juntas, elas possuem mais de um milhão e duzentos mil clientes e vários bilhões sob custódia.

Então, XP Investimentos vs Easyinvest: em qual investir?

Continue a leitura para saber a resposta dessa pergunta e fazer a melhor escolha para os seus investimentos.

Como escolher a melhor corretora para você

Hoje, no Brasil, existem cerca de 80 corretoras de valores em operação.

Além das corretoras dos grandes bancos, também existem as corretoras independentes, dentre as quais podemos destacar a XP Investimentos como a maior, tanto em número de clientes quanto em ativos sob custódia.

Recepção XP Investimentos

Entre os principais aspectos que devem ser levados em consideração na hora de escolher uma corretora está o preço em relação aos produtos e serviços que ela oferece.

Isso também vale para uma série de outras decisões que você precisará tomar na vida, desde como comprar um cafezinho em uma padaria ou mesmo contratar alguém para cuidar de seu filho.

Outro ponto importante é a estrutura dessa corretora. Ela possui um bom ambiente seguro e confiável? Está disponível sempre que você precisa?

Hoje, como a maioria das corretoras se relacionam com os seus clientes de forma online, ter um bom site, dotado de bons sistemas e de aplicativos que possam ser acessados em dispositivos móveis faz toda a diferença.

Também é importante conhecer o índice de satisfação dos clientes dessa corretora, informação que você consegue facilmente em redes sociais, fóruns na internet e em sites especializados como o Reclame Aqui.

Por fim, um dos pontos mais importantes que você deve observar antes de optar por uma corretora é o número de parceiros e de ativos financeiros que essa corretora disponibiliza para você investir.

Para isso, basta abrir uma conta nessa corretora e verificar quais são as opções de fundos, ativos de renda fixa e de renda variável que ela disponibiliza para você investir.

Com base nessas informações, falarei a seguir um pouco sobre as duas corretoras em destaque de hoje: a XP Investimentos e a Easyinvest.

XP Investimentos vs Easyinvest: principais diferenças

Ambas as corretoras são independentes, ou seja, não são vinculadas exclusivamente a um banco.

Dessa forma, elas podem oferecer produtos vinculados a diversos bancos e instituições financeiras, o que é bom para o investidor que busca diversificar a sua carteira de investimentos.

No entanto, a principal diferença entre a XP Investimentos e a Easyinvest está no tipo de serviço que elas prestam.

Investidora XP

Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements

Assessoria

Algumas corretoras de baixo custo não oferecem a seus clientes a assessoria personalizada por meio de escritórios independentes.

Mas, o que isso significa?

A Easyinvest é famosa por ser uma corretora de mais baixo custo, portanto, não oferece a seus clientes um atendimento personalizado por meio de assessores de investimentos.

Por outro lado, a XP Investimentos possui uma gigantesca estrutura e escritórios independentes espalhados em todos os estados brasileiros. Entre eles está a EuQueroInvestir.

Essa assessoria independente, na prática, significa que você terá o apoio de um profissional do mercado financeiro para te auxiliar em todas as etapas do processo de investir.

Entre essas etapas está a realização de um diagnóstico das suas atuais aplicações e a montagem de uma carteira especificamente voltada para os seus objetivos.

Além disso, esse assessor de investimentos estará sempre em contato com você para fazer a revisão dessa carteira e te auxiliar na escolha dos melhores ativos conforme o seu perfil.

Preços

Os custos para se investir variam de corretora para corretora e entre eles estão as taxas de corretagem e as taxas de custódia.

Isso é importante, pois as taxas maiores podem impactar diretamente no lucro que você irá obter com os seus investimentos.

Nesse ponto, tanto a XP Investimentos quanto a Easyinvest se esforçam para oferecer preços menores a seus clientes.

Nas duas, por exemplo, a taxa de custódia é zero e as taxas para se operar em renda variável possuem preços fixos.

No entanto, não podemos citar nesse texto qual é a taxa cobrada em cada uma delas, pois esses valores podem mudar a qualquer momento conforme a estratégia da corretora.

Assim, o ideal é buscar no site da própria corretora por uma tabela de preços atualizada.

Em qual delas você deve investir o seu dinheiro?

Agora que você já conhece as principais diferenças entre a XP Investimentos e a Easyinvest, chega a hora de responder a uma pergunta crucial: em qual delas você deve investir?

Duvidas XP e Easy

Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By BrianAJackson.

A XP Investimentos é hoje uma das maiores corretoras de valores do Brasil e está bem à frente das demais corretoras do mercado tanto no quesito plataforma quanto em sua rede de assessores.

Já a Easyinvest também conta com uma grande estrutura, mas não conta com uma rede de assessores para cuidar dos seus investimentos.

Isso porque a Easyinvest é uma corretora do tipo “self-service”, ou seja, ela oferece a seus clientes uma série de informações sobre os tipos de investimentos que eles podem fazer, contudo, não auxiliam a fazer as melhores escolhas.

Assim, o cliente da Easyinvest precisa ter um certo conhecimento acerca do mercado financeiro para que não perca dinheiro ao investir em produtos cujo rendimento pode não ser satisfatório.

Já na XP Investimentos você conta com um assessor de investimentos para te ajudar na gestão de sua conta.

O serviço de assessoria funciona de uma forma personalizada, pois você conta com uma pessoa que está disponível para cuidar dos seus investimentos de uma maneira exclusiva.

Assim, sempre que desejar, você pode entrar em contato com o seu assessor de investimentos e dar uma ordem para que ele execute uma determinada operação.

Além disso, os assessores da XP Investimentos também podem entrar em contato com você para oferecer produtos e recomendar os melhores investimentos de acordo com o seu perfil.

Portfólio de produtos

Antigamente, a maioria das corretoras de valores ofereciam, basicamente, dois tipos de ativos: ações e títulos públicos. Mas hoje isso é bem diferente.

A maior parte das corretoras de valores que estão hoje no mercado atuam sob o conceito de “shopping de investimentos”, sendo a XP a pioneira nesse tipo de modelo.

Nesse sentido, ao investir em uma corretora, você poderá encontrar os mais variados produtos dentre ações, fundos, títulos públicos, títulos privados etc.

Por ser uma das primeiras a atuar nesse modelo de negócios, a XP Investimentos é a corretora que possui o maior número de produtos disponíveis para os seus clientes.

Já a Easyinvest, por sua vez, apesar de também contar com uma plataforma bem completa, possui um menor número de produtos disponíveis para os seus clientes.

Considerações finais

Escolher a melhor corretora de investimentos pode ser uma tarefa um pouco difícil para alguns, porém, é importante para que você tenha condições de atingir os objetivos que almeja.

Por isso, faremos um resumo dos principais pontos que você deve levar em consideração antes de escolher a sua corretora:

  1. Taxas: não há como fugir definitivamente da cobrança de algumas taxas, pois elas são uma das formas de sobrevivência de qualquer empresa. Assim, cabe a você pesquisar e encontrar aquela que ofereça as melhores taxas ou, se possível, que contem com taxa zero.
  2. Opções de investimentos: escolher uma corretora que conte com um grande portfólio de produtos com boa rentabilidade é essencial para ter sucesso no mundo dos investimentos. Dessa forma, você consegue diversificar a sua carteira e atingir os seus objetivos de uma forma mais rápida.
  3. Segurança: saber se a corretora é confiável também é muito importante. Assim, a dica é verificar se essa corretora tem autorização para funcionar e se está vinculada aos principais órgãos que regulam o mercado de investimentos no Brasil como a CVM, a Cetip e a B3.
  4. Atendimento: o que você faria se tivesse uma dúvida e não conseguisse falar com alguém da corretora para saná-la? Certamente ficaria preocupado, afinal, eles estão com o seu dinheiro nas mãos, não é mesmo?! Assim, o ideal é que você escolha a corretora com o melhor atendimento e que possa te ajudar sempre que for necessário.
  5. Usabilidade da plataforma: as corretoras têm investido em suas plataformas para torná-las cada vez mais amigáveis para os seus usuários. Assim, é importante que você busque conhecer a plataforma de sua corretora e verifique se ela é fácil de utilizar e se dispõe de tudo o que você precisa.

Para saber mais sobre a XP Investimentos, recomendamos que você leia o artigo em que explicamos tudo sobre a corretora, basta clicar no link.

Aproveito para te convidar a fazer um teste de perfil de investidor com a EuQueroInvestir.

Assim, em poucos minutos, você saberá qual é o tipo de aplicação mais recomendada para você e poderá entrar em contato com um de nossos assessores de investimentos para tirar suas dúvidas.

Espero que você tenha sanado as suas dúvidas com esse artigo e que possa fazer as melhores escolhas.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.