Warren Buffet: prejuízo recorde e momento sem precedente

Osni Alves
Jornalista | osni.alves@euqueroinvestir.com
1

Crédito: Warren Buffet diz não conhecer paralelos com o momento atual da economia

O megainvestidor Warren Buffett disse que não conhece paralelos com o momento atual e que ainda não se sabe o que acontece quando se fecha parte substancial da economia.

“O leque de possibilidades do lado econômico é extremamente amplo”, disse em encontro anual de sua gestora, a Berkshire Hathaway, nesta sábado à tarde (2).

Isso porque, segundo ele, na crise de 2008/2009, o “trem da economia” saiu dos trilhos. Na pandemia do coronavírus, o trem foi tirado dos trilhos e colocado de lado.

O magnata falou em um ginásio com 18 mil lugares vazio. Ele lembrou que no ano passado o local estava repleto de pessoas.

Pela primeira vez, a reunião anual da Berkshire Hathaway foi feita pela internet, por causa da pandemia da Covid-19.

A Berkshire Hathaway é dona de mais de 90 empresas e ainda é acionista em companhias como a Apple, Bank of America e Coca-Cola.

buffet

Prejuízo

Também neste sábado, a gestora reportou prejuízo de US$ 50 bilhões, ou US$ 30,65 por ação, no primeiro trimestre deste ano, por causa dos efeitos do coronavírus no mercado de ações.

O impacto da Covid-19 atingiu o portfólio da companhia, calculado em cerca de 250 bilhões de dólares no fim de 2019.

Em igual período do ano passado, havia tido lucro de 21 bilhões de dólares, ou 13,21 dólares por ação. A gestora de Buffett tem 137 bilhões de dólares em caixa.

Já o desempenho operacional da Berkshire foi positivo, passando de 5,55 bilhões de dólares no primeiro trimestre de 2019 para 5,87 bilhões de dólares de janeiro a março deste ano.

Vendeu

Durante o evento, Buffett revelou que vendeu todas as posições que tinha nas principais companhias aéreas americanas no mês de abril por conta da pandemia de coronavírus.

Ele disse ter dúvidas se as pessoas vão voltar a voar tanto nos próximos dois ou três anos após a pandemia.

“O mundo mudou para as aéreas. Alguns negócios, e esse infelizmente é o caso da indústria da aviação, serão realmente afetados”, frisou.