Reforma da previdência tem votação prevista para amanhã

Lino Moyses
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Geraldo Magela/Agência Senado

Sessão do dia 24 foi cancelada impedindo que os senadores votassem na reforma da previdência

Após cancelar a sessão da última terça-feira, o presidente do Senado Davi Alcolumbre adiou a votação da reforma da previdência para esta semana. A pauta, agora está prevista para ser votada na manhã do dia 1º na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a partir da tarde no plenário do Senado em primeiro turno.

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva 

Alguns senadores viram com estranheza esse fato e lamentaram o adiamento. Para a senadora Juíza Selma, a atitude do presidente do Senado foi um desrespeito ao povo brasileiro. Na opinião da parlamentar, o tema é prioritário e muito aguardado pela sociedade. A presidente da (CCJ), Simone Tebet também considerou um erro o adiamento da votação, mas afirmou que, apesar da pausa, o calendário de tramitação segue mantido.

O adiamento não foi por acaso. Davi Alcolumbre convidou lideranças partidárias e vários senadores para acompanhá-lo em uma reunião com o ministro Dias Toffoli. Eles conversaram sobre a suspensão de uma liminar contra busca e apreensão realizada no Congresso Nacional no gabinete do senador Fernando Bezerra.

Atraso impacta performance do Ibovespa

Segundo alguns analistas do mercado financeiro esse atraso impactou diretamente os negócios do dia 24 em que o IBOV fechou em queda de 0,73% a 103.875 pontos. Essa ainda é a principal pauta econômica e os atrasos recorrentes influenciam diretamente o anonimato dos investidores. Segundo o diretor de operação da Mirae Asset, Pablo Spyer, “os participantes do mercado financeiro estão focados na velocidade da aprovação da reforma”.

A reforma se arrasta durante praticamente todo o ano. Os mais otimistas ainda acreditavam em uma aprovação no primeiro semestre. No entanto, prestes a entrarmos em outubro ainda não temos uma conclusão da aprovação. Também é importante ressaltar que a reforma não resolve o problema de estagnação econômica imediatamente. Mas é o primeiro passo para dar fundamentação ao crescimento dos próximos anos.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Quando a reforma deve ser concluída?

O próximo passo da reforma da previdência, no dia 1º é a votação na CCJ. No dia seguinte, espera-se concluir a votação em primeiro turno no plenário. Caso aprovada, há ainda um segundo turno que ocorre cinco dias após o primeiro e mais três sessões de discussão. Se aprovada a proposta segue para promulgação em sessão conjunta do Congresso. A proposta ainda pode voltar a Câmara se alterada. Em resumo o caminho é ainda um tanto longo e considerando as reviravoltas diárias em nosso cenário político, fica difícil estabelecermos uma data exata.

Crescimento do Brasil requer mais reformas para acelerar

Além da reforma da previdência é necessário avançar com outras reformas para que o país volte a crescer com taxas significativas. A reforma tributária que já começou a ser discutida também é fundamental para pavimentar o caminho do crescimento. Além disso, também é preciso rever a organização administrativa do governo. Precisamos de mais eficiência e menos burocracia. A privatização de várias empresas estatais também deve estar inserida pois pode ajudar a destravar diversos setores da economia.

 

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.