Volkswagen cria robô que fala com carros e recarrega veículos elétricos

Jéssica De Paula Alves
Jornalista e produtora de conteúdo

Crédito: Divulgação

A Volkswagen criou um robô que procura veículo na garagem para o carregar. Ele se comunica diretamente com os carros elétricos, indo até eles para os carregar.  O sistema é composto por duas partes: um robô autônomo, que localiza os veículos que precisam de recarga, e uma ou mais baterias que são acopladas.

De acordo com o site Olhar Digital, quando um motorista estaciona o carro e pede uma recarga o robô localiza a bateria mais próxima. Assim, ele leva ela até o carro e a conecta à porta de recarga. Quando a carga é completada o robô busca a bateria e a leva até outro veículo. Ou a uma estação para recarregá-la se necessário.

Assim, o pedido do serviço é feito através de uma app no smartphone. O robô tem câmaras, scanners de laser e sensores ultrassónicos que funcionam como os seus sentidos. Servem para se orientar nos movimentos e contornar os obstáculos.

Guia definitivo sobre Renda Variável  e os Melhores Investimentos para 2021

No final da operação de um carro, passa ao próximo e quando está sem energia recolhe à sua dockstation para recolher outra bateria ou encaixa-se para se autocarregar.