Você quer se aposentar cedo? Saiba quanto é necessário investir

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Reprodução / Freepik

Após a Reforma da Previdência ter sido aprovada pelo governo, muitas pessoas começaram a pensar em alternativas de aposentadoria para conseguir parar de trabalhar com uma boa grana no bolso e poder desfrutar da vida. Além de  também conseguir ter sua independência financeira. Você tem vontade de começar a investir para sua aposentadoria?

Saiba que quanto mais cedo você iniciar esse processo, melhor. Mas, se você deixou para pensar nisso só agora quando se está mais velho também é possível, no entanto é necessário muito mais disciplina. 

Como começar

Primeiro, escolha quando você gostaria de se aposentar. Segundo informações do portal Seu Dinheiro, uma boa tática é pensar sempre em mais dez anos a frente. Por exemplo, se você tem 30 imagine se aposentar com 40, se você tem 40 imagine se aposentar com 50.

Saiba como investir na Apple, Tesla e Google a partir do Brasi

Determinado o período, é hora de juntar os valores para o aporte inicial. É ele quem vai começar a trabalhar por você, na caminhada pelo seu objetivo. Tente iniciar com um valor alto, para que o aporte mensal não seja necessário ser um valor ainda mais pesado para você.

Vamos pegar como exemplo um aporte inicial de R$ 5.000. Uma quantia boa para realizar o investimento mensal seria de R$ 1.000. Ok, determinamos o aporte inicial e mensal. Agora onde devo aplicar esse valor para que ele trabalhe na minha aposentadoria?

Escolhendo os investimentos

Desde que a taxa Selic caiu para 4,5%, a renda fixa não é uma opção tão atrativa como era antigamente. Com a Bolsa operando em alta, um cenário possível seria investir esses valores na compra de ações. Se você não possui muito conhecimento em renda variável, o indicado é estudar bastante sobre os termos nesse mercado e como funciona tudo. Aqui, no portal Eu Quero Investir temos material focado só em renda variável, que você pode acessar clicando aqui!

No entanto, se você já possui um conhecimento básico a intermediário recomenda-se pesquisar muito sobre as empresas na qual você gostaria de comprar as ações.

Dicas de empresas para a sua aposentadoria

Antes de irmos direto para as empresas, é necessário que o hábito de se informar sobre como estão as situações políticas em outros países seja criado. Por que? Bem, se informando, obtendo conhecimento e informações é possível que não se corra tantos riscos. Pois, dessa maneira torna-se cada vez mais fácil de se prever as ações futuras e o cenário de cada país.

Fique sempre de olho nos países desenvolvidos economicamente e politicamente, como Japão, Alemanha, Estados Unidos e Suécia.

Diversifique sua carteira

Atualmente a renda variável é um dos investimentos que apresentam mais rentabilidade, em comparação a renda fixa. Mas o bom investidor não deixa seu precioso dinheiro apenas em um investimento. Por isso, após escolher suas ações comece a diversificar sua carteira.

Tesouro Direto pode ser uma boa aplicação ao longo prazo, Fundos Imobiliários podem ser uma alternativa, moedas etc. Analise outras formas de investimentos e o que seria melhor para sua situação. Ao diversificar sua carteira, você consegue caminhar para estar cada vez mais próximo de desfrutar da sua aposentadoria.