Você costuma usar cartões de supermercado e lojas de departamento? Saiba: taxas são assustadoras!

É igual em quase todos os supermercados e lojas de departamento. “Você já tem o nosso cartão para aproveitar vantagens na compra? É rapidinho de fazer!”. Muita gente faz, mas nem sempre pergunta o mais importante: – Qual o valor dos juros do crédito rotativo? … Pois saiba: a taxa dos cartões de supermercado é assustadora em alguns estabelecimentos!

Patrícia Auth
Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com
img-capa

Foto: img-capa

Isso foi provado pela recente pesquisa feita pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). O levantamento foi feito com cartões de lojas de departamento, supermercados e postos de combustíveis, com a intenção de avaliar os juros do crédito rotativo. Pasmem! A maior taxa encontrada foi de 875,25% ao ano nos cartões Riachuelo e Supermercado Sonda.

Se analisarmos como um todo, a média dos juros do crédito rotativo desses cartões oferecidos diretamente ao cliente é de 432,47% ao ano. O valor é maior do que a média cobrada pelos bancos no mês de fevereiro, de 333,9% ao ano, conforme o Banco Central.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

[banner id=”teste-perfil”]

Eu não entendo o que é “crédito rotativo”…

A gente explica. É o famoso  “valor mínimo da fatura”, oferecida pela sua operadora de cartão de crédito. Este valor é oferecido aos clientes que por ventura não tenham dinheiro suficiente para pagar o valor total da fatura. O crédito rotativo funciona também como uma espécie de empréstimo de emergência, semelhante  ao cheque especial, mas como a gente bem sabe, custa muito caro.

Será que esses cartões valem a pena?

Fazer um cartão em lojas de departamento ou supermercado é bem fácil, geralmente não tem burocracia e a gente se ilude com promessas do tipo: parcelamento maior, descontos em alguns produtos. Digo se ilude, porque na maioria das vezes a economia do desconto dado só para quem tem o cartão, não paga o custo que você tem com ele todos os meses! Faça as contas.

Confira o resultado da pesquisa feita pela Proteste: