Via Varejo (VVAR3): avanço no e-commerce é positivo, diz XP

Osni Alves
Jornalista | osni.alves@euqueroinvestir.com
1

Crédito: Divulgação/Via Varejo

Levantamento da XP Investimentos indica que a Via Varejo (VVAR3) tem se destacado nesses dias de coronavírus, performando bem frente ao mercado estagnado.

Boa parte de seus resultados é proveniente das operações no ambiente digital. Essa força que a companhia mostra, ao nadar contra a corrente, faz a gestora precificar a ação em R$ 9,50.

A expectativa positiva é, também, por conta de dois anúncios que a Via Varejo promoveu na manhã desta segunda-feira (27).

Isso porque a empresa informou a aquisição da ASAPLog, uma empresa de logística focada em entregas para e-commerce, e a continuidade do crescimento exponencial de número de usuários ativos dentro dos aplicativos da companhia, segundo notícias divulgadas pela mídia.

“Ambos os anúncios mostram importante progresso que tem feito no canal digital. Na nossa opinião, estas serão fortalezas importantes para que fortaleça ainda mais seu posicionamento no período de retomada das atividades”, disse a XP.

asaplog

Normalização das vendas

De acordo com a gestora, a normalização gradual das vendas também deve minimizar as preocupações de parte dos investidores em relação à geração de caixa da empresa ao longo dos próximos meses.

“Sobre isso, ressaltamos que os pagamentos do crediário da companhia também têm surpreendido positivamente, com cerca de 50% dos vencimentos de abril sendo pagos, mesmo após a empresa ter postergado os mesmos”, frisou.

vvar3

ASAPLog

Conforme a XP, a ASAPLog é uma companhia de logística para e-commerce fundada há cinco anos e com sede em Curitiba.

O valor pago pela Via Varejo não foi divulgado, o que indica que esta foi uma aquisição de pequeno porte. “Cerca de R$ 50 milhões”, disse.

Por meio de tecnologia, a ASAPLog oferece soluções de “crowdshipping” para a entrega ao cliente final (“last mile”) utilizando uma ampla rede de entregadores autônomos.

O modelo é semelhante ao da startup Logbee, adquirida pela Magazine Luiza em 2018.

A solução da ASAPLog permitirá que parte dos pedidos do e-commerce da Via Varejo sejam expedidos diretamente das lojas.

Atualmente, cerca de 180 funcionam como mini-hubs. Com isso, a companhia conseguirá aumentar de maneira significativa a densidade das rotas, o que consequentemente reduzirá de maneira relevante o custo de entrega, bem como o prazo.

Usuários do aplicativo

A companhia atingiu 10 milhões de usuários ativos nos aplicativos no final da semana anterior. O número se compara com os 8,5 milhões alcançados no mês passado e 1,5 milhão em junho de 2019.

Essa movimentação denota que a companhia obteve mais participação de mercado.

De acordo com a GFK, a empresa conseguiu pagar todos os alugueis do mês de março, auferindo bons descontos nas tratativas impostas.

A companhia também atingiu 70% do faturamento em comparação ao período de lockdown, dos quais 95% desse montante por meio do canal digital.