Vendas do comércio crescem 0,6% em setembro, diz IBGE

Victória Anhesini
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
1

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (11) que as vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 0,6% de agosto para setembro. De acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), essa é a quinta alta consecutiva do setor, que vem apresentando avanços desde maio, sendo que em agosto tinha registrado avanço recorde, de 3,4%.

Na média móvel trimestral, as vendas do comércio também registraram alta de 2,8%. Além disso, foi um aumento de 7,3% ante setembro de 2019 e 0,9% no acumulado de 12 meses. No acumulado do ano, apresenta estabilidade.

Em relação a agosto deste ano, houve alta em cinco das oito atividades pesquisadas. Livros, jornais, revistas e artigos de papelaria (8,9%), combustíveis e lubrificantes (3,1%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,1%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (1,1%) e móveis e eletrodomésticos (1%).

Por outro lado, as quedas de agosto não foram tão expressivas. Tecidos, vestuário e calçados (-2,4%) foi o que mais caiu. Em seguida, outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,6%) e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,4%).

Vendas no varejo ampliado

No varejo ampliado, o volume de vendas cresceu 1,2% em relação a agosto deste ano. Esta é a quinta variação positiva consecutiva. A categoria inclui os segmentos de veículos e de material de construção.

Os veículos, motos, partes e peças tiveram crescimento de 5,2% e os materiais de construção, de 2,6%.

O varejo ampliado também teve altas de 4% na média móvel e 7,4% na comparação com setembro de 2019. Entretanto, teve quedas de 3,6% no acumulado do ano e de 1,4% em 12 meses.

Na receita nominal, o comércio varejista teve altas de 2,1% na comparação com agosto, de 13,4% em relação a setembro de 2019, de 3,6% no acumulado do ano e de 4,2% no acumulado de 12 meses.

 

Quer saber como investir no mercado de ações? Preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para auxiliar na sua trajetória de investimentos

 

Para participar da nova edição da Money Week, clique aqui e inscreva-se