Venda de celulares piratas cresceu 500% no Brasil neste ano

Sabrina Oliveira
null

Crédito: Foto: Divulgação Agência Brasil

O mercado de smartphones piratas cresceu cerca de 500% no Brasil em 2019, sendo que cerca de quatro milhões chegaram de forma irregular no país.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), apenas uma marca chinesa corresponde a 60% dos celulares que vem importados ilegalmente, sendo que, grande parte dos produtos entram pelo Paraguai e são vendidos on-line.

Os celulares piratas em geral, apresentam problemas nas conexões de 4G, devido a diferença de bandas das operadoras brasileiras e do exterior. Os smartphones ilegais custam cerca de 40% menos que os valores cobrados no Brasil, e é um dos motivos de terem tanta demanda de procura e compra.

Bloqueio

No março deste ano, bloqueio de celulares “piratas“, aqueles que não tem certificação, foi expandido para todo o país, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Na fase final do projeto Celular Legal, deixaram de funcionar os aparelhos irregulares em 15 estados. Antes, 244.217 celulares de outros 11 estados e do Distrito Federal já haviam sido boqueados desde o início do ano.

Entrem no bloqueio a partir deste domingo os seguintes estados: Amapá, Amazonas, Roraima, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Nas fases anteriores, o estado com mais celulares desligados é Goiás: 85,9 mil, conforme planilha da Anatel.

Deixaram também de funcionar os aparelhos sem certificação da Anatel, cujos roubos tenham sido notificado às autoridades e aparelhos com IMEI (International Mobile Equipment Indentity) adulterado – o número único de identificação de cada aparelho, que aparece na caixa do produto ou em um adesivo na bateria.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Sua carteira de investimentos está preparada para aproveitar a retomada de crescimento do Brasil? Essa pode ser a oportunidade da sua vida!

Deixe seus dados abaixo e nossa equipe entrará em contato para lhe ajudar.

Ou se preferir, ligue direto para 4007-2374.