Varejo: próximos meses prometem resultados positivos

Matheus Gagliano
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

Os próximos meses para o varejo devem ser positivos. Isto porque é esperada uma recuperação maior da economia. A análise é de um relatório do BTG Pactual (BPAC11).

Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) foram divulgados nesta quarta-feira (7) pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

As vendas no varejo subiram 1,4% em maio, após crescimento de 4,9% em abril, aponta o IBGE. O resultado veio abaixo do consenso das projeções, que era de alta de 2,4%, mas marca o segundo crescimento consecutivo do setor, que se encontra 3,9% acima do patamar pré-pandemia.

Varejo: auxílio e vacinação permitem reabertura mais consistente

O relatório do BTG mostrou também que a prorrogação das parcelas do auxílio emergencial até outubro ajudam no cenário mais otimista.

Também contam para a projeção mais favorável, o avanço da vacinação. Esta permite uma reabertura mais consistente da economia no terceiro trimestre. A recuperação do mercado de trabalho também está no radar.

Quer começar o dia bem-informado com as notícias que vão impactar o seu bolso? Clique aqui e assine a newsletter EQI HOJE!

Olhando o resultado, o relatório do banco mostrou ainda que a flexibilização das restrições de mobilidade social somado a mais uma parcela da nova rodada do auxílio tornaram o cenário mais resiliente.

Recuperação já está em andamento

Apesar dos dados terem vindo um pouco abaixo do esperado, a economia já vive uma recuperação. Embora ainda não seja plena. Elias Wiggers, Assessor de Investimentos e SocioEQI Investimentos, diz que a questão é agora é observar qual a robustez dessa recuperação.

De acordo com o assessor da EQI, o varejo tem apresentado um aumento nas vendas mês a mês. E apesar dos números atuais, o mercado está longe de estar em uma situação ruim.

Mas demonstra uma forte recuperação econômica, diz ele. E os dados divulgados provam essa tese.

Ele aponta que para os próximos meses, a economia deverá observar números ainda mais positivos.

Vendas de veículos apresentam primeiros dados positivos em 12 meses

Relatório da Guide Investimentos corrobora essa tese. A corretora informou que as vendas de veículos, motocicletas e acessórios registraram os primeiros números positivos nos últimos 12 meses.

Para a Guide, isto indica que os consumidores estão dando um indicativo de antecipar a reabertura maior. Assim eles têm maior conforto para assumir compra de bens ligados à mobilidade.