Vale (VALE3) destitui Fabio Schvartsman de diretoria e rescinde contrato

Marcia Furlan
Jornalista com mais de 30 anos de experiência. Trabalhou na Editora Abril e Agência Estado, do Grupo Estado, como repórter e editora de Economia, Política, Negócios e Mercado de Capitais. Possui MBA em Mercado de Derivativos pela FIA.
1

Crédito: O-diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, durante entrevista coletiva, sobre rompimento de barragem em Brumadinho. (Crédito da imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil)

A Vale comunicou ao mercado nesta segunda-feira a destituição do ex-presidente da companhia, Fabio Schvartsman, do cargo de diretor estatutário. A decisão foi tomada em reunião do conselho de administração no dia 9 de abril. No comunicado, a empresa informa que também estava rescindindo o contrato do executivo.

Réus

Schvartsman está entre os 16 executivos da Vale e da consultoria Tüv Süd que se tornaram réus em fevereiro no processo que investiga o rompimento da barragem de Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, acusados de homicídio duplamente qualificado e crime ambiental.

Ele era presidente da mineradora na ocasião do acidente, que matou 270 pessoas. Tinha sido contratado em 2017 justamente para ajudar na retomada da companhia após a tragédia de Mariana, em 2015, e deixou o posto em março do ano passado. A Vale e a Tüv Süd também foram denunciadas por crimes ambientais.

Riscos

O executivo é acusado de saber com antecedência dos riscos de rompimento da barragem e de ter ajudado a omiti-las. O promotor William Garcia, que lidera a investigação criminal do Ministério Público de Minas Gerais, afirmou que o ex-presidente “manteve incentivos corporativos para maquiar problemas corporativos” da Vale e “atuou diretamente para criar a falsa impressão de plena segurança das barragens”.

Por ocasião da denúncia, a defesa de Schvartsman afirmou que todas informações que chegaram ao então presidente eram de caráter geral, divulgadas na empresa por intermédio de áreas técnicas, responsáveis pela manutenção e monitoramento das barragens.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

De acordo com a nota, essas informações “davam conta de que todas as barragens estavam estáveis e em perfeito estado de conservação, sendo que o trabalho do corpo técnico chegou a ser elogiado pela auditoria e por consultores internacionais”.