Vale (VALE3) adota protocolo de emergência em barragem de MG

Marcia Furlan
null

Crédito: Reprodução/Google Maps

A Vale informou por meio de comunicado que deu início, nesta quinta-feira (30), ao protocolo de emergência em Nível 1 da barragem de contenção de sedimentos Taquaras, da Mina Mar Azul, em Nova Lima (MG).

A decisão de mudança de nível foi motivada por uma anomalia no talude de montante da barragem observada durante inspeção de rotina. A barragem Taquaras teve sua Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) emitida em 31 de março de 2020. Assim, a DCE se tornará negativa, informa a companhia.

A Vale destacou que a Mina Mar Azul não faz parte da cadeia de produção da Vale deste outubro de 2018. Por isso, as projeções acerca da produção de minério de ferro para 2020 – de 310 a 330 milhões de toneladas – não será afetada.

A medida é preventiva e resultante da etapa adicional de avaliação das estruturas da Vale no Brasil, após a implementação em janeiro deste ano da função de Engenheiro de Registro (“EoR”).

Timbopeba

Ontem a companhia informou que irá retomar, na próxima semana, as operações de processamento a seco na mina de Timbopeba, parte do Complexo Mariana, que estavam suspensas desde março de 2019.

A produção foi autorizada pela auditoria externa contratada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, conforme acordo entre a Vale e os Promotores na Ação Civil Pública de Timbopeba.

Os testes de vibração foram concluídos em janeiro de 2020 e foi certificada a ausência de impacto nas estruturas geotécnicas do site. As atividades de manutenção para garantir um retorno seguro às operações foram concluídas com êxito, informou a companhia.

A retomada resultará na produção mensal de aproximadamente 330.000 toneladas de finos de minério de ferro.

Já as atividades de processamento a úmido devem ser retomadas no quarto trimestre deste ano, após a conclusão da construção de um duto para a disposição de rejeitos na cava de Timbopeba e dependem de autorização externa.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Esta retomada permitiria à operação atingir sua capacidade total de produção, de cerca de 1,0 milhão de toneladas por mês. A empresa estuda alternativas para antecipá-la.

A Vale disse que ambas as medidas já estão incluídas no guidance de produção de finos de minério de ferro da Vale para 2020.