Vale (VALE3) tem maior lucro da história de todas as empresas listadas na B3 no 2TRI21

Felipe Alves
Jornalista com experiência em reportagem e edição em política, economia, geral e cultura, com passagens pelos principais veículos impressos e online de Santa Catarina: Diário Catarinense, jornal Notícias do Dia (Grupo ND) e Grupo RBS (NSC).
1

Crédito: Divulgação

O lucro de R$ 40,09 bilhões da Vale (VALE3) no segundo trimestre de 2021 (2TRI21) é o maior lucro da história das empresas de capital aberto brasileiras para o trimestre em valores nominais e também ajustados pelo IPCA, revela pesquisa feita pela Economatica.

Os dados foram comparados com todos os trimestres e o 2º maior desde 1986.

Simule seus investimentos com um especialista e confira as melhores opções de acordo com seu perfil

A Economatica compilou os 20 maiores lucros da história das empresas brasileiras de capital aberto nos segundos trimestres.

A Petrobras (PETR3; PETR4) aparece em nove oportunidades e a Vale e Itaú (ITUB4) em quatro oportunidades cada um. Bradesco, Banco do Brasil e Eletrobras uma vez cada entre os 20 maiores lucros no 2º trimestre da história das empresas de capital aberto brasileiras.

Somente quatro setores estão presentas na lista dos 20 maiores lucros históricos: exploração refino e distribuição nove vezes, bancos 6 oportunidades, minerais metálicos quatro vezes e energia elétrica uma vez.

Na tabela abaixo estão os 20 maiores lucros da história das empresas brasileiras de capital aberto nos segundos trimestres em valores nominais. 

Cases da Bolsa

Aprenda análise fundamentalista de ações na prática, com maiores cases já criados na B3

Lucros Vale Economatica

Valores ajustados pela inflação medida pelo IPCA

A Economativa elaborou também análise de todos os lucros históricos para o 2º trimestre ajustados pela inflação das empresas brasileiras de capital aberto do ano de 1986 até junho de 2021. O lucro do 2º trimestre da Vale também é o maior do período analisado das empresas de capital aberto brasileiras.

A Petrobras tem 13 dos maiores lucros ajustados pela inflação medida pelo IPCA e a Vale está presente em cinco oportunidades.

Lucros Vale Economatica

Maiores lucros no primeiro semestre

O lucro de R$ 70,65 bilhões no primeiro semestre de 2021 da Vale é o maior já registrado entre todas as empresas de capital aberto brasileiras considerando os valores históricos ajustados pelo IPCA até junho de 2021.

Entre os 20 maiores lucros para o 1º semestre a Petrobras tem 13 lucros, Vale cinco e Oi Brasil e Eletrobras uma vez.

Lucros Vale Economatica