Vale (VALE3) adota protocolo de emergência Nível 1 em mina da Mutuca

Marcia Furlan
Jornalista com mais de 30 anos de experiência. Trabalhou na Editora Abril e Agência Estado, do Grupo Estado, como repórter e editora de Economia, Política, Negócios e Mercado de Capitais. Possui MBA em Mercado de Derivativos pela FIA.
1

Crédito: Vale fecha joint venture

A Vale (VALE3) informou que iniciou o protocolo de emergência em Nível 1 da barragem 5, da Mina da Mutuca, em Nova Lima, Minas Gerais.

A medida é preventiva e consequência da mudança de critério técnico, com nova interpretação dos parâmetros de resistência realizado por etapa adicional de avaliação das estruturas da Vale no Brasil. Isso ocorreu após a implementação em janeiro deste ano da função de Engenheiro de Registro.

Inspeções

O protocolo, segundo a empresa, não requer a evacuação da população a jusante da barragem, que não recebe mais rejeitos de mineração.

Conheça planilha que irá te ajudar em análises para escolha do melhor Fundo Imobiliário em 2021

A Vale informou ainda que, a partir de inspeções mais recentes, não foram identificadas anomalias que possam comprometer a segurança da estrutura.

A barragem 5 teve sua Declaração de Condição de Estabilidade (“DCE”) emitida em 31 de março de 2020. Entretanto, a partir dos novos parâmetros observados, a DCE se tornará negativa.

A decisão de acionar o Nível 1 da barragem não terá impactos no plano de produção de 2020, disse a companhia.

Produção da Vale

A Vale divulgou na semana passada que as projeções para a produção de finos de minério de ferro em 2020 se mantêm inalteradas em 310-330 milhões de toneladas métricas, com maior possibilidade de ficar na extremidade inferior do guidance.

A produção de minério de ferro registrou um crescimento de 5,5% no segundo trimestre deste ano frente igual período de 2019, somando 67,598 milhões de toneladas métricas.

Em comparação ao primeiro trimestre deste ano, a alta foi de 13,4%.

Entretanto, no acumulado do semestre, houve queda de 7,1%. Assim, a produção no primeiro semestre atingiu 127,203 Mt.