Unipar (UNIP6), Taesa (TAEE11) e Romi (ROMI3) são as ações que mais pagaram dividendos na última década

Felipe Alves
Jornalista com experiência em reportagem e edição em política, economia, geral e cultura, com passagens pelos principais veículos impressos e online de Santa Catarina: Diário Catarinense, jornal Notícias do Dia (Grupo ND) e Grupo RBS (NSC).
1

Crédito: Unipar (divulgação)

Estudo feito pela Economatica aponta a evolução do dividend yield ponderado pelos papéis que fazem parte do Ibovespa entre 2011 e 2021. Nesta década, as cinco melhores pagadoras de dividend yield foram Unipar (UNIP6), Taesa (TAEE11), Romi (ROMI3), Copel (CPLE6) e Vale (VALE3).

Na sequência vêm Copasa (CSMG3), Trans Paulistana (TRPL4), Bradespar (BRAP4), Copel (CPLE3) e Unipar (UNIP3).

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

Da lista de 25 empresas, 19 pagaram proventos acima de 10% nos últimos 10 anos.

A amostra considera ações com volume médio diário superior a R$ 10 milhões/dia em um mês.

Nove ações são do setor de energia elétrica, três de incorporadoras, com duas ações temos os setores de minerais metálicos e químicos diversos e outros nove setores com uma ação.

Confira abaixo a lista com as 25 maiores pagadoras de proventos da década, somando dividendos com JCP (Juros sobre Capital Próprio).

Money Week 5ª Edição

5 Dias de Evento | 70 Autoridades do Mercado Financeiro | 20 Horas de Conteúdo

Dividend Yield 2011-2021 Economatica

Dividend Yield do Ibovespa

O relatório feito pela equipe da Economatica apresenta a evolução do dividend yield ponderado pelos papéis que fazem parte do Ibovespa entre 2011 e 2021 de três maneiras diferentes: dividend yield ponderado por índice historicamente (com dividendos e JCPs), dividend yield ponderado por índice historicamente (somente com dividendos) e dividend yield ponderado por índice historicamente (somente com JCPs).

A base de dados da Economatica tem todas as séries históricas dos índices da B3, o que possibilita a realização de qualquer cálculo com indicadores disponíveis na plataforma ponderados pelas participações.

No gráfico abaixo a Economatica mostrou a evolução do dividend yield do Ibovespa ponderado pelos seus papéis em cada data da amostra.

No dia 28 de junho de 2021 em 12 meses o dividend yield total ponderado do Ibovespa é de 3,86%, que é o segundo maior valor da amostra, perdendo somente para o ano de 2012 quando registramos 3,91%. Já o valor do dividend yield de 2021 somente com dividendos é o maior da amostra.

O dividend yield em 2021 com JCP´s é o segundo menor da amostra.

Dividend Yield 2011-2021 Economatica