Unidas (LCAM3) anuncia aquisição da iTer Telecomunicações

Felipe Moreira
Especialista em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 8 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Certificações: CPA-10, CPA-20 e AAI. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: Divulgação/Unidas

A Unidas (LCAM3) anunciou nesta terça-feira (24) a compra da iTer Telecomunicações pela sua subsidiária Agile Gestão de Frotas.

De acordo com o fato relevante, a operação foi fechada por R$ 13,75 milhões. O acordo determina ainda a entrega de 1,18 milhões de ações da companhia de titularidade da Agile e a transformação da iTer em sociedade por ações.

A iTer tem como atividade principal rastreamento, telemetria e soluções de IoT. A empresa atua há cinco anos no mercado e conta com uma carteira com mais de 430 clientes e mais de 200 mil veículos rastreados.

Simule o rendimento de seus investimentos em Renda Fixa e calcule retorno das aplicações

A solução tecnológica utilizada pela iTer é baseada em microservices que permitem que cada função do sistema seja isolada e especializada em determinada tarefa a ser executada, favorecendo a flexibilidade de execução da solução, com mais estabilidade, facilidade de uso e alta escalabilidade.

Conforme a Unidas, a aquisição reforça o movimento de transformação tecnológica da companhia.

Unidas fará a incorporação da Unidas Agro

A Unidas incorporará a totalidade do patrimônio da Unidas Agro, subsidiária integral da companhia, a qual será extinta.

Os efeitos da incorporação ficam condicionados à finalização dos procedimentos operacionais relacionados à transferência das operações da Unidas Agro para a companhia, a serem concluídos em 01 de janeiro de 2021.

A Incorporação não resultará em aumento de capital, tampouco na emissão de novas ações pela Unidas.

A transação também não acarretará o direito de recesso dos acionistas da companhia.

Conforme a nota, a operação visa simplificar a estrutura organizacional e societária da companhia, além de integrar os negócios e gerar sinergias.

Petrobras (PETR4 PETR3) cria Programa Mais Valor

A Petrobras(PETR3 PETR4) lançou o Programa Mais Valor, ferramenta de soluções financeiras para fornecedores.

O projeto piloto começou na semana passada e, a partir do dia 30 de novembro, a ferramenta estará aberta às empresas interessadas em antecipar faturas com taxas mais competitivas.

De acordo com a Petrobras, o programa busca estimular à cadeia produtiva de óleo e gás no Brasil, atingido pela pandemia do coronavírus, oferecendo oportunidade aos fornecedores anteciparem as faturas de bens e serviços já entregues ou realizados, além de aumentar a competitividade nas contratações da companhia.

A nova solução ampliará o acesso das empresas a operações de capital de giro com taxas mais competitivas junto aos bancos parceiros, utilizando o risco de pagamento da Petrobras. Conforme a estatal, aprooximadamente 10 mil empresas que integram a base de fornecedores poderão aderir ao programa.

“Avaliamos que o programa terá impacto positivo no fluxo de caixa dos fornecedores que, assim como a companhia, atravessam a crise. Vamos acompanhar a adesão, mas o volume de transações tem potencial de chegar a R$ 3 bilhões por mês”, estima a diretora de finanças e relacionamento com investidores da Petrobras, Andrea Marques de

Almeida.

EcoRodovias (ECOR3) registra queda de 8,9% no tráfego

A EcoRodovias (ECOR3) apresentou os números prévios de volume de tráfego nas suas estradas.

A companhia registrou queda no tráfego de 8,9% entre 16 de março e 22 de novembro de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado.

A influência principal para a perda de volume seria a pandemia do coronavírus que, com as medidas de distanciamento social, diminuíram o tráfego de veículos, principalmente o de carros de passeio.

Entre as empresas da EcoRodovias a que sofreu a maior queda foi a da Ecopistas, com variação de -22,5%, seguida da Ecoponte, que registrou -21,9%.

Apenas a Ecovia Caminho do Mar e Eco 101 apresentaram alta no tráfego, 6,2% e 0,6%, respectivamente. Entre as que apresentaram queda, a Ecosul e Ecocataratas tiveram o menor tombo, marcando -9,3%, cada uma.

Enquanto isso, a Ecovias dos Imigrantes, teve variação de -10,1%.

Por fim, no acumulado do ano, de janeiro a novembro, a queda em relação a 2019 foi menor, de -4,6%, o que evidencia o impacto causado pela chegada dos casos de coronavírus no Brasil, em março.

Leia Mais

Melhor investimento: onde investir durante e após a crise

Teste de impairment: para que serve e qual a sua importância?

Se você quer saber mais sobre o mercado de ações e como investir, preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato