Entenda de uma vez o que é um unicórnio cripto

Mateus de Moura Oliveira
Contador, graduando em Direito, especialista em Metodologia do Esino Superior e Contabilidade Tributária. Amante de temas que envolva tributos.

 

O advento das criptomoedas está tomando cada vez mais espaço no mercado a ponto de existirem empresas startups que movimentam cifras bilionárias. Esse é o caso das startups unicórnio cripto, leia as próximas linhas e entenda. 

No mundo das startups, ser unicórnio significa que a empresa obteve uma avaliação de 1 bilhão de dólares antes de abrir o seu capital em bolsas de valores.

O unicórnio é um ser da mitologia muito raro, e por serem poucas a alcançar esse objetivo, elas receberam esse nome.

Dessa maneira, segundo dados da Associação Brasileira de Startups, em um total de mais de 12.000 startups brasileiras, apenas 10 são unicórnios (PagSeguro, 99, Stone Pagamentos, Ebanx, Arco Educação, Quinto Andar, Nubank, Loggi, iFood, e Gympass).

Assim, Empresas startups unicórnio são aquelas que alcançaram essa meta e, além disso:

  • promoveram inovação disruptiva;
  • atuaram com redução de custos; 
  • tiveram foco;
  • usaram a tecnologia em prol do seu resultado; 
  • tiveram estratégias que contemplaram o mercado global e trouxeram soluções práticas para os problemas de seus clientes.

O que é um unicórnio cripto

A área financeiro está diante de uma nova realidade: as criptomoedas.

Devido aos riscos envolvidos nessas operações, é necessário adotar medidas para salvaguardá-las da conduta lesiva de pessoas mal-intencionadas

Por conta disso  são criados os blockchains, sistema que atuam garantindo a segurança e integridade dos dados de negociações realizadas com as criptomoedas.

Nesse contexto, surgiram empresas startups que atuam diretamente com esse tipo de ativos: as chamadas startups cripto.

São classificadas como unicórnio  quando passam a atender às demandas exigidas para tal fim.

Um exemplo de startup unicórnio é a japonesa Liquid Group, dona de uma plataforma onde se realizam negociações de criptomoedas.

Então, entendemos que a área de criptomoedas revela-se promissora para o surgimento de novos negócios.

Dessa forma, como empresas startups atuam diretamente com o uso prático da inovação, esse é um campo promissor para o surgimento de negócios desse tipo.

Nesse contexto, se ser unicórnio já é tarefa difícil para empreendimentos de outros segmentos, alcançar esse objetivo com criptomoedas é algo que demanda muito esforço.