União Europeia não cumpriu ordem para acabar com os subsídios ilegais à fabricante de aviões Airbus, diz painel da OMC

Juliana Gusmão
null

Crédito: Imagem/reprodução/flexport

Um painel da Organização Mundial do Comércio decidiu na segunda-feira que a União Europeia (UE) não cumpriu uma ordem para acabar com os subsídios ilegais à fabricante de aviões Airbus. Portanto, levando o governo Trump a impor tarifas em quase US $ 7,5 bilhões em mercadorias da UE em outubro.

Em sua decisão, o painel de conformidade da OMC constatou que a UE não havia tomado medidas suficientes para acabar com os danos à Boeing. Salvo que ela é a principal rival do Airbus da Europa. Espera-se que a UE apele, embora os Estados Unidos estejam à beira de impedir que o tribunal de apelações da OMC (o Órgão de Apelação), decida sobre novos recursos.

O representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, recebeu na segunda-feira a decisão da OMC. Alegando que “É necessária uma ação forte para convencer a UE de que seus interesses estão em eliminar esses subsídios que distorcem o mercado agora e no futuro. Para que nossos setores possam competir em igualdade de condições”, disse Lighthizer em comunicado.

A comissão também aludiu a uma decisão esperada no próximo ano por um árbitro da OMC, em um caso de apoio ilegal do governo dos EUA à Boeing, com sede em Chicago. Contudo, poderia dar à UE autorização para reduzir tarifas sobre produtos americanos.

Resposta da Comissão executiva da UE

Em resposta à decisão de segunda-feira, a comissão executiva da UE criticou o painel por cometer “um número de erros legais sérios na avaliação da conformidade da UE”. Além de dizer que suas formas de conformidade recomendadas seriam “muito problemáticas para uma parte maior da associação da OMC”.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Segundo a Market Watch, a UE alegou em comunicado que “A Comissão Europeia decidirá sobre seu curso de ação à luz dessa avaliação. Incluindo a possibilidade de interpor um recurso para que esses erros legais sejam corrigidos”.

 

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.