O PIB do Brasil deve encolher 5,5% neste ano, de acordo com revisão realizada pelo banco UBS. Anteriormente, o banco suíço havia projetado uma queda de 7,5% do PIB em 2020.
Conforme o UBS, a revisão foi motivada principalmente pela elevação do preço das commodities e política monetária.
A China está passando por uma forte recuperação e o UBS espera que isso seja refletido no Brasil através de
preços mais altos das commodities / exportações líquidas.
Guia definitivo sobre Renda Variável e os Melhores Investimentos para 2021
Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos
Os economistas Tony Volpon e Fabio Ramos também ressaltaram a eficiência do programa assistencial “coronavoucher”. O auxílio emergencial promoveu suporte efetivo as famílias mais vulneráveis.
A diferença entre salários e crédito frente ao consumo refletiu também o lado de restrições por parte da oferta, mas essa disparidade vem diminuindo, o que deve levar a uma recuperação do consumo.
Por fim, o banco aponta que a incerteza diminuiu, mas deve continuar elevada. Isso porque a deterioração do mercado de trabalho e os baixos níveis de investimentos devem atrapalhar uma melhora mais sustentável da economia à medida que o pior da pandemia passar.
PIB em 2021 deve crescer 3%
Conforme o relatório, o PIB deve registrar crescimento de 3% no próximo ano, o que ainda deixaria o nível do PIB em 97,6% observado no final de 2019.
O crescimento poderia se materializar com uma agenda de reforma renovada. Isso porque aumentaria a confiança na trajetória fiscal de médio / longo prazo, mantendo as taxas baixas e desengavetando investimentos em setores como o saneamento.
De acordo com o UBS, o risco de queda é devido a danos ao mercado de trabalho e baixos níveis persistentes de investimentos.
- Planilha de ações: baixe e faça sua análise para investir
- Conheça os benefícios de se ter um assessor de investimentos