Trump diz que os EUA vão retomar imediatamente as tarifas sobre aço e alumínio do Brasil e da Argentina

Paulo Amaral
null

Crédito: Facebook Donald Trump Oficial

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump escreveu, em posts na conta de seu Twitter, nesta segunda-feira (2), afirmou que vai retomar as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio de Brasil e Argentina. Em outro post, acusou os dois países de desvalorizarem “maciçamente” suas moedas.

Trump diz que não está nada satisfeito com as recentes desvalorizações das moedas de Brasil (real) e Argentina (peso) e, nesta segunda-feira (2), resolveu tomar uma atitude radical.

Por meio de sua conta oficial no Twitter, o presidente dos Estados Unidos anunciou que irá restaurar, com efeito imediato, as taxas de importação de aço e alumínio desses países.

“Brasil e Argentina têm feiro uma desvalorização maciça de suas moedas. Isso não é bom para nossos agricultores”, reclamou Trump no Twitter. “Com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todos os aços e alumínio enviados para os EUA a partir desses países”.

Desvalorização

“O Federal Reserve [banco central dos EUA] deveria agir da mesma forma, para que países, que são muitos, não se aproveitem mais nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportarem seus produtos de maneira justa”, completou o presidente norte-americano.

As tarifas de Trump – 25% sobre as importações de aço e 10% sobre o alumínio – foram impostas pelo governo norte-americano.

Reação do Brasil

O presidente Jair Bolsonaro falou sobre as declarações de Donald Trump, que acusou nesta segunda-feira (2), Brasil e Argentina de desvalorizarem “maciçamente” suas moedas, e afirmou que vai reinstalar as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio dos dois países: “Vou falar com o Paulo Guedes e, se precisar, ligo para o Trump” [sobre as tarifas].

Em entrevista à rádio Itatiaia, na manhã desta segunda (2), Bolsonaro afirmou: “Espero que Trump tenha entendimento e não nos penalize no aço”. Presidente lamentou que crítica de Trump será usada pelos seus opositores no Brasil.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.