Trump diz que os EUA vão retomar imediatamente as tarifas sobre aço e alumínio do Brasil e da Argentina

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Crédito: Reprodução / Facebook Donald Trump Oficial

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump escreveu, em posts na conta de seu Twitter, nesta segunda-feira (2), afirmou que vai retomar as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio de Brasil e Argentina. Em outro post, acusou os dois países de desvalorizarem “maciçamente” suas moedas.

Trump diz que não está nada satisfeito com as recentes desvalorizações das moedas de Brasil (real) e Argentina (peso) e, nesta segunda-feira (2), resolveu tomar uma atitude radical.

Por meio de sua conta oficial no Twitter, o presidente dos Estados Unidos anunciou que irá restaurar, com efeito imediato, as taxas de importação de aço e alumínio desses países.

“Brasil e Argentina têm feiro uma desvalorização maciça de suas moedas. Isso não é bom para nossos agricultores”, reclamou Trump no Twitter. “Com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todos os aços e alumínio enviados para os EUA a partir desses países”.

Desvalorização

“O Federal Reserve [banco central dos EUA] deveria agir da mesma forma, para que países, que são muitos, não se aproveitem mais nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportarem seus produtos de maneira justa”, completou o presidente norte-americano.

As tarifas de Trump – 25% sobre as importações de aço e 10% sobre o alumínio – foram impostas pelo governo norte-americano.

Reação do Brasil

O presidente Jair Bolsonaro falou sobre as declarações de Donald Trump, que acusou nesta segunda-feira (2), Brasil e Argentina de desvalorizarem “maciçamente” suas moedas, e afirmou que vai reinstalar as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio dos dois países: “Vou falar com o Paulo Guedes e, se precisar, ligo para o Trump” [sobre as tarifas].

Em entrevista à rádio Itatiaia, na manhã desta segunda (2), Bolsonaro afirmou: “Espero que Trump tenha entendimento e não nos penalize no aço”. Presidente lamentou que crítica de Trump será usada pelos seus opositores no Brasil.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil