Trump proíbe venda de equipamentos médicos contra o coronavírus para Canadá e América Latina

Rebeca Torres
null

Crédito: DamNart / Pixabay

O presidente americano Donald Trump apelou para a Lei de Produção de Defesa, com o objetivo de proibir pessoas “mal-intencionadas” de vender equipamentos médicos essenciais contra o coronavírus para Canadá e América Latina, de acordo com reportagem feita pelo portal CNBC.

O presidente divulgou o novo pedido em meio a uma disputa com a gigante industrial americana 3M, que já havia alertado anteriormente o governo Trump de que interromper as exportações de máscaras e respiradores poderia torná-las ainda menos disponíveis nos EUA.

Em uma entrevista coletiva, na Casa Branca, na noite da última sexta-feira (3), Trump declarou: “As pessoas que lidaram diretamente com essa situação, não estão felizes com a 3M”.

Sob o novo pedido, o secretário interino de Segurança Interna, Chad Wolf, trabalhará com a FEMA para “impedir a exportação de respiradores N-95, máscaras cirúrgicas, luvas e outros equipamentos de proteção individual”, disse Trump.

”Precisamos ter esses itens imediatamente para uso doméstico”, acrescentou o presidente.

Casa Branca divulga detalhes do pedido

A Casa Branca divulgou detalhes do pedido após a coletiva de imprensa, que em parte afirmou: “Para garantir que esses materiais de EPI, que estão escassos ou ameaçados, permaneçam nos EUA, para serem usados no combate ao coronavírus, é política dos americanos impedir que distribuidores e outros intermediários desviem esse material para o exterior”.

Trump atacou a 3M pela primeira vez na quinta-feira (2), depois de aprovar uma ordem para Wolf “usar toda e qualquer autoridade” para garantir tantos respiradores da empresa ou de suas afiliadas quanto julgasse “apropriado”.

CEO da 3M se manifesta sobre o assunto

Em uma entrevista ao portal CNBC, na sexta-feira (3) de manhã, o CEO da 3M, Mike Roman, manifestou-se no Twitter de Trump, dizendo que era “absurdo” sugerir que sua empresa não estava fazendo tudo o que era possível para ajudar os EUA a combater a pandemia.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

“A ideia de que não estamos fazendo tudo o que podemos para maximizar as entregas de respiradores em nosso país – nada está mais longe da verdade”, disse Roman.

A empresa disse em resposta à ordem executiva do presidente que o governo Trump “solicitou que a 3M deixasse de exportar respiradores, atualmente fabricados nos Estados Unidos, para os mercados canadenses e latino-americanos”.

https://www.euqueroinvestir.com/oms-relata-falta-de-equipamentos-medicos-para-combate-ao-coronavirus/