Trump diz estar ‘muito perto’ de fechar acordo com Talibã

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Reprodução / Wikimedia Commons

Donald Trump, presidente norte-americano disse na quinta-feira (13) que os Estados Unidos estão “muito perto” de fechar um acordo de paz com os guerrilheiros do Talibã, no Afeganistão. Segundo informações da Agence France-Presse.

Em entrevista a um programa de rádio, Trump disse: “Acho que estamos muito perto. Acho que há uma boa oportunidade para chegar a um acordo. Vamos ver. Isso não significa que já temos (o acordo), mas saberemos nas próximas duas semanas“.

A caminho da Conferência de Segurança de Munique, Mike Pompeo afirmou que as negociações avançaram. O secretário de estado, Pompeo estava a caminho para se encontrar com o presidente afegão Ashraf Ghani. 

Após uma reunião da Otan, o secretário de Defesa americano, Mark Esper deu uma entrevista a Agence France-Press. Segundo Esper, os dois lados estão negociando uma proposta de sete dia. Com o objetivo de diminuir a violência nesse período.

Mas, segundo Esper, Trump não esclareceu se estava se referindo a uma negociação de pausa nas hostilidades. Ou, se estava querendo falar sobre outro ponto mais amplo. “Estamos tendo um diálogo muito bom. Vamos ver e saberemos em uma semana ou duas. Os guerrilheiros do Talibã também querem um acordo”, comentou Mark Esper.

Negociações para um acordo

Já faz algum tempo que Donald Trump tenta fechar um acordo, a última vez foi em novembro de 2019. Em que o presidente, visitou uma base americana no Afeganistão de surpresa. Em que a viagem foi mantida em segredo, por questões de seguranças. Foi a primeira viagem de Trump ao país. No mês de setembro as negociações que estavam ocorrendo foram interrompidas.

Trump se encontrou com o presidente Ashraf Ghani. Em uma base de Bagram, após o encontro ele falou com a imprensa sobre o acordo: “Os talibãs querem um acordo, estamos nos reunindo com eles. Estamos dizendo a eles que deve haver um cessar-fogo”.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374